Inicial
Sobre a Paróquia
Diocese
Paróquia
Pároco
Párocos Anteriores
Padroeiro
Expediente Paroquial
Atuais Seminaristas
Vigários Paroquiais
Comunidades
Comunidades
Pastorais
Agenda
Agenda Paroquial
Aniversariantes Dizimistas
Acervo
Artigos
Mensagens
Formação
Hinos e Músicas
Orações
Setor Juventude
Casinha de Nossa Senhora
Download
Notícias
Paróquia
Diocese
Brasil
Mundo
Serviços
Secretaria Paroquial
Lar São Vicente
Capela Virtual
Mural de Recados
Pedido de Oração
Multimídia
Galeria de Fotos
Vídeos
Contato
DESTAQUE
PESQUISAR
Digite a palavra ou frase de seu interesse:
ACERVO
Ver Todos
DESTAQUES
FOTOS EM DESTAQUE
Ver Todas
SANTA RITA DE CÁSSIA (SÍTIO LARANJEIRA)
HISTÓRIA DA COMUNIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA - Sítio Laranjeira
A comunidade teve início no 2º sábado do mês de maio de 1967, véspera do dia das mães. Neste dia, a primeira missa foi celebrada pelo padre Pedro Tomazini, na casa da família do Sr. Aristides Villalva.
Na época as professoras dona Netinha, dona Estelinha, dona Meliza e dona Lourdes Coelho vieram acompanhando o padre, pois elas o ajudavam na preparação das missas.
No mês de maio, rezava-se o terço e fazia-se a leitura do evangelho todos os dias, com chamada para ver se todos participavam. Nos demais meses, rezava-se uma vez por semana. Participavam do terço, cerca de 10 famílias, incluindo crianças, jovens e adultos.
De 1967 a 1978, a comunidade sempre rezou o terço, realizava novenas, vias-sacras, enfim, tudo o que a paróquia solicitava. Não havia dia certo para a celebração das missas, pois o pároco marcava no dia em que poderia estar presente.
NOSSA COMUNIDADE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DOS 120 DA PARÓQUIA DE SANTO ANTONIO.
A comunidade, rezando sempre nas casas e no barracão da família Meneghetti, que desocuparam para terço, reuniões, até missa e festinha da comunidade, do ano de 1967 até o ano de 1978.
Gino Meneghetti tinha feito uma promessa de construir uma capela de Santa Rita de cássia. E padre João autorizou.
As pessoas da comunidade se mobilizaram e receberam ajuda de parentes de São Paulo, de Campinas e de comerciantes de nosso município. A capela foi construída no terreno doado pela família Meneghetti. A família queria fazer a escritura, mas padre João falou que o processo seria Muito demorado e até hoje, não foi registrada.
No dia 21 de outubro de 1979 foi a inauguração da capela, a missa foi presidida pelo padre João e a imagem de Santa Rita de cássia foi doada pelo casal João Bernardi Siqueira e dona Madalena Vidot Siqueira.
Neste mesmo ano, no dia 24 de dezembro às 15:00 horas, foi celebrada a missa de bodas de ouro (50 anos de casados) de José e Amélia Manteiga, que residiam em São Paulo e ajudaram muito na construção da capela. A missa também foi presidida pelo padre João, com a presença de 180 pessoas.
As festas de Santa Rita de cássia começaram...
A 1ª festa foi realizada nos dias 24 e 25 de maio de 1980.
A 2ª festa nos dias 09, 10, 16 e 17 de maio de 1981. Com o valor arrecado, foram comprados os bancos para a capela.
A 3ª festa nos dias 15, 16, 22 e 23 de maio de 1982. Com um certo valor doado para a matriz.
A 4ª festa nos dias 21, 22, 28 e 29 de maio de 1983. Com um certo valor doado para a matriz.
A 5ª festa foi realizada em maio de 1984.
A 6ª festa em maio de 1985.
A 7ª festa foi realizada nos dias 14 e 31 de maio de 1987.
A 8ª e última festa, foi realizada nos dias 12 e 29 de maio de 1988. Um certo valor, arrecadado nesta festa, foi doado para a comunidade São José da ressaca para reforma da capela.
Nesta época, nosso pároco era padre Júlio. Um dia, ele disse que tinha uma mensagem para transmitir à comunidade, que não era nada agradável. E realmente, causou susto e preocupação. A comunidade não poderia fazer mais festas, pois a capela não era registrada.
As pessoas da comunidade ficaram revoltadas, chateadas, se afastaram, principalmente as mais velhas, que tanto lutaram para a construção da capela.
Padre Júlio foi embora sem poder fazer nada. Em seguida, veio padre Francisco, que também não conseguiu que continuássemos com as festas. Depois do padre Francisco, veio o padre Sidney que conseguiu a permissão do bispo, para a comunidade fazer um almoço para angariar fundos para a reforma da capela. A missa e o almoço aconteceram no dia 22 de maio de 2009. Padre Sidney estava ausente e a missa foi celebrada pelo padre Francisco.
No dia 19 de julho de 2012, foi celebrada a primeira missa em nossa comunidade, pelo padre Wellington.
No dia 13 de abril de 2013, a mesa da palavra, os quadros do papa, do bispo e do padre Wellington foram abençoadas na santa missa, pelo próprio padre Wellington.
No dia 08 de maio de 2014 às 11:00, foi celebrada a missa pelo padre Wellington. Em seguida, tivemos o almoço e o bingo para arrecadarmos fundos para a reforma do barracão da comunidade.
No dia 17 de maio de 2014, padre Wellington presidiu a missa, seguida de procissão.
Nos anos de 2015, 2016 e 2017 tivemos as missas em homenagem a nossa padroeira Santa Rita de Cássia.
Nossa comunidade, agradece a todos os bispos e padres que por aqui passaram. Especialmente, ao padre Wellington e ao monsenhor Pedro Maia Pastana.
Agradecemos também a todo povo que sempre esteve presente em nossas missas, festas e almoços.
Que Jesus, Maria, José, os anjos e Santa Rita de Cássia abençoe a cada um, que de uma maneira ou de outra, sempre contribuíram com nossa comunidade.
Festa: 22 de maio
Endereço: Sítio das Laranjeiras
DESTAQUE
CADASTRAR-SE
Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
NOTÍCIAS
Ver Todas
DESTAQUES
VÍDEO EM DESTAQUE
Ver Todos