SANTA RITA DE CÁSSIA (SÍTIO LARANJEIRA)

HISTÓRIA DA COMUNIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA - Sítio Laranjeira

A comunidade teve início no 2º sábado do mês de maio de 1967, véspera do dia das mães. Neste dia, a primeira missa foi celebrada pelo padre Pedro Tomazini, na casa da família do Sr. Aristides Villalva.
Na época as professoras dona Netinha, dona Estelinha, dona Meliza e dona Lourdes Coelho vieram acompanhando o padre, pois elas o ajudavam na preparação das missas.
No mês de maio, rezava-se o terço e fazia-se a leitura do evangelho todos os dias, com chamada para ver se todos participavam. Nos demais meses, rezava-se uma vez por semana. Participavam do terço, cerca de 10 famílias, incluindo crianças, jovens e adultos.
De 1967 a 1978, a comunidade sempre rezou o terço, realizava novenas, vias-sacras, enfim, tudo o que a paróquia solicitava. Não havia dia certo para a celebração das missas, pois o pároco marcava no dia em que poderia estar presente.

NOSSA COMUNIDADE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DOS 120 DA PARÓQUIA DE SANTO ANTONIO.

A comunidade, rezando sempre nas casas e no barracão da família Meneghetti, que desocuparam para terço, reuniões, até missa e festinha da comunidade, do ano de 1967 até o ano de 1978.
Gino Meneghetti tinha feito uma promessa de construir uma capela de Santa Rita de cássia. E padre João autorizou.
As pessoas da comunidade se mobilizaram e receberam ajuda de parentes de São Paulo, de Campinas e de comerciantes de nosso município. A capela foi construída no terreno doado pela família Meneghetti. A família queria fazer a escritura, mas padre João falou que o processo seria Muito demorado e até hoje, não foi registrada.
No dia 21 de outubro de 1979 foi a inauguração da capela, a missa foi presidida pelo padre João e a imagem de Santa Rita de cássia foi doada pelo casal João Bernardi Siqueira e dona Madalena Vidot Siqueira.
Neste mesmo ano, no dia 24 de dezembro às 15:00 horas, foi celebrada a missa de bodas de ouro (50 anos de casados) de José e Amélia Manteiga, que residiam em São Paulo e ajudaram muito na construção da capela. A missa também foi presidida pelo padre João, com a presença de 180 pessoas.
As festas de Santa Rita de cássia começaram...
A 1ª festa foi realizada nos dias 24 e 25 de maio de 1980.
A 2ª festa nos dias 09, 10, 16 e 17 de maio de 1981. Com o valor arrecado, foram comprados os bancos para a capela.
A 3ª festa nos dias 15, 16, 22 e 23 de maio de 1982. Com um certo valor doado para a matriz.
A 4ª festa nos dias 21, 22, 28 e 29 de maio de 1983. Com um certo valor doado para a matriz.
A 5ª festa foi realizada em maio de 1984.
A 6ª festa em maio de 1985.
A 7ª festa foi realizada nos dias 14 e 31 de maio de 1987.
A 8ª e última festa, foi realizada nos dias 12 e 29 de maio de 1988. Um certo valor, arrecadado nesta festa, foi doado para a comunidade São José da ressaca para reforma da capela.
Nesta época, nosso pároco era padre Júlio. Um dia, ele disse que tinha uma mensagem para transmitir à comunidade, que não era nada agradável. E realmente, causou susto e preocupação. A comunidade não poderia fazer mais festas, pois a capela não era registrada.
As pessoas da comunidade ficaram revoltadas, chateadas, se afastaram, principalmente as mais velhas, que tanto lutaram para a construção da capela.
Padre Júlio foi embora sem poder fazer nada. Em seguida, veio padre Francisco, que também não conseguiu que continuássemos com as festas. Depois do padre Francisco, veio o padre Sidney que conseguiu a permissão do bispo, para a comunidade fazer um almoço para angariar fundos para a reforma da capela. A missa e o almoço aconteceram no dia 22 de maio de 2009. Padre Sidney estava ausente e a missa foi celebrada pelo padre Francisco.
No dia 19 de julho de 2012, foi celebrada a primeira missa em nossa comunidade, pelo padre Wellington.
No dia 13 de abril de 2013, a mesa da palavra, os quadros do papa, do bispo e do padre Wellington foram abençoadas na santa missa, pelo próprio padre Wellington.
No dia 08 de maio de 2014 às 11:00, foi celebrada a missa pelo padre Wellington. Em seguida, tivemos o almoço e o bingo para arrecadarmos fundos para a reforma do barracão da comunidade.
No dia 17 de maio de 2014, padre Wellington presidiu a missa, seguida de procissão.
Nos anos de 2015, 2016 e 2017 tivemos as missas em homenagem a nossa padroeira Santa Rita de Cássia.
Nossa comunidade, agradece a todos os bispos e padres que por aqui passaram. Especialmente, ao padre Wellington e ao monsenhor Pedro Maia Pastana.
Agradecemos também a todo povo que sempre esteve presente em nossas missas, festas e almoços.
Que Jesus, Maria, José, os anjos e Santa Rita de Cássia abençoe a cada um, que de uma maneira ou de outra, sempre contribuíram com nossa comunidade.

Festa: 22 de maio
Endereço: Sítio das Laranjeiras