PASTORAL CATEQUÉTICA

***BATISMO

OBJETIVO:O nosso objetivo no Batismo é a iniciação da Fé cristã, transmitindo a criança através da Fé dos Pais. no Batismo o Espírito Santo é dado como vida.
Por nascerem com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, também as crianças precisam de novo nascimento no Batismo, a fim de serem libertados do poder das trevas e serem transferidas para o domínio dos filhos de Deus, para qual, todos os homens são chamados.
Segundo o catecismo da Igreja católica (art. 1.212) os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete,( a saber, o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos ,o Matrimônio e a Ordem).
O Batismo é conhecido como o primeiro Sacramento da iniciação cristã, por ser o primeiro a ser recebido. É também denominado como a porta de entrada na vida e missão da Igreja, como nos ensina o Catecismo no n.1.213 “é a porta que abre aos demais sacramentos”.

COMO É O TRABALHO:Todo penúltimo e ultimo Domingo de cada mês temos formação para aos Pais e Padrinhos, onde são abordados o que é o Batismo, qual a função e responsabilidade de cada um deles, o significado de cada símbolo na celebração do Batismo e por que cada pessoa deve ser batizada.

De forma que cada um entenda o porquê é dever dos Pais batizar seus filhos.
Durante a fase da infância e da adolescência desses novos cristãos batizados, os Pais e Padrinhos devem dar a eles o exemplo e o testemunho de uma pessoa orante, caridosa, cumpridora de seus deveres civis, religiosos e mostrando um DEUS bondoso, alegre misericordioso que quer compartilhar conosco as nossas alegrias e tristezas.

Coordenação da Equipe de Batismo: Maria Valéria da Silva Domingos.
========================================================================

***CATEQUESE DE 1ª EUCARISTIA.

OBJETIVO: Ir ao Encontro do catequizando e evangelizar.

COMO É O TRABALHO: Ajudar o Catequizando a compreender o mundo à luz da Palavra de Deus, e leva-los a um encontro profundo com Jesus.

REUNIÕES: 2º Domingo do mês às 8h -- LOCAL: Matriz

Coordenadora da Equipe de Catequese de 1ª Eucaristia: Cássia
========================================================================

***CATEQUESE DO CRISMA DE JOVENS E ADULTOS.

OBJETIVO: Levar a todos a Boa Nova do Evangelho

COMO É O TRABALHO: Segundo as Diretrizes diocesanas da Catequese