GRUPO DOS AUXILIARES

GRUPO DE AUXILIARES .

Quem são: Crianças e adolescentes que realizam em sua vida a experiência do discipulado e do serviço a comunidade, de modo especial nas celebrações eucarísticas. A idade mínima é a partir dos 13 (treze) anos. Esses jovens são convidados a doar um tempo da sua vida para testemunhar Jesus Cristo e viver em intimidade com Ele no serviço ao altar e nas celebrações eucarísticas. São convidados a dar testemunho da sua missão também na família, na escola, no grupo de catequese e assim por diante.

SUA MISSÃO: Tem como missão fundamental auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade. Por atuar diretamente nos serviços do altar, eles também tem por missão, o zelo pela comunidade como ambiente de oração, pelos objetos litúrgicos e favorecendo assim a oração comunitária e o bom ambiente celebrativo.

A ESPIRITUALIDADE: Por atuarem diretamente nos serviços do altar a espiritualidade central do chamado é:
Dar testemunho da presença real de Cristo na Eucaristia e das bênçãos que Ele derrama em sua Igreja.
A piedade, a oração, a adoração, à reverência e gosto pelos demais sacramentos são os fundamentos do jovem que pertence ao grupo.
A espiritualidade do Auxiliar é a espiritualidade eucarística. O Auxiliar, em cada celebração eucarística, torna-se pequeno guardião e defensor da sacralidade da Eucaristia.

O SANTO PADROEIRO: São Tarcísio

Viveu no 4° século e foi um mártir romano. De acordo com um poema no seu túmulo escrito pelo Papa São Damascus no 4° século São Tarcísio estava carregando a Eucaristia, para dá aos presos cristãos nas prisões de Roma, quando ainda nas ruas foi cercado por curiosos. Preferindo a morte, a permitir a profanação dos Sagrados Sacramentos, este santo recusou–se a entregar a sua preciosa carga e foi morto por pedradas e pauladas.

Valdecir e Isolete Damasio
Coordenadores