Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
PASTORAIS SOCIAIS


Um pouco sobre Pastoral Social

Para a Igreja, a caridade não é uma espécie de atividade de assistência social que se poderia mesmo deixar a outros, mas pertence à sua natureza, é expressão irrenunciável da sua própria essência, de sua identidade pastoral. O amor tem necessidade também de organização enquanto pressuposto para um serviço comunitário ordenado. A ação pastoral é uma ação social – pelas implicâncias da prática nos locais – sugere a ideia da Igreja inserida no mundo e nas lutas do ser humano quando fragilizado. Uma prática pastoral que não tem relevância na sociedade perde o seu aporte na prática de Jesus, pois a ação do mestre de Nazaré era social (Lc 4, 16-20). Pela pertinência social faz-se uma ação política, no sentido em que busca o “bem comum”.

A Ação Social e Doutrina Social da Igreja.

A Igreja Católica tem uma visão muito clara do mundo e de suas necessidades; e por isso oferece a solução cristã para os graves problemas da humanidade segundo a Luz do Evangelho de Jesus Cristo. Ela afirma que: “Não cabe aos pastores da Igreja intervir diretamente na construção política e na organização da vida social”. Essa tarefa faz parte da vocação dos fiéis leigos, que agem por própria iniciativa com seus concidadãos… Terá sempre em vista o bem comum e se conformará com a mensagem evangélica e com a doutrina da Igreja. Cabe aos fiéis leigos “animar as realidades temporais com um zelo cristão e comportar-se como artesãos da paz e da justiça” (SRS 42). (CIC §2442). Para a Igreja o homem é o autor, o centro e o fim de toda a vida econômica e social.
“O ponto decisivo da questão social é que os bens criados por Deus para todos de fato cheguem a todos conforme a justiça e com a ajuda da caridade”. (CIC §2459)

SRS= CARTA ENCÍCLICA (SOLLICITUDO REI SOCIALIS)
CIC= Catecismo da Igreja Católica


Em nossa paróquia temos algumas das Pastorais Sociais ativas, que são


-Pastoral da Criança;
-SSVP -Sociedade São Vicente de Paulo;
-Caritas;
-Pastoral da Saúde ;
-Pastoral da Esperança;


Podemos observar que desde o início da vida já como criança lá no ventre da mãe a Igreja se preocupa com a vida humana, passando por todas as etapas se preocupando com os mais necessitados, os doentes, até o momento que o Senhor nos chama para a morada eterna.

Assim também observamos nos Sacramentos da Igreja que começa com o Batismo, depois a Eucaristia, a Crisma, o Matrimônio, a Ordem(Padre, Bispo) até a Unção dos Enfermos, passando por todas as etapas, preparando-nos para a vida que há de vir.

A Igreja constantemente nos aponta o caminho e também auxilia-nos para nos mantermos nesse caminho enfrentando as dificuldades que possamos passar, nos fortalecendo, sendo amiga, próxima, assim como foi nosso Senhor Jesus Cristo.

Vejam neste link abaixo um pouco dessas nossas Pastorais Sociais Paroquial:


”CLIQUE AQUI P/ VER PASTORAIS SOCIAIS”
 
 

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE