Síntese da Semana da Família

Nestes dias vivemos momentos de profunda alegria no Senhor durante a Semana Nacional da Família. Foi uma grande manifestação de fé, de união, de comunhão, de correspondência ao chamado que Deus nos fez. Estamos muito felizes pela participação e trabalho de todos.

Agradecemos o trabalho de todas as pastorais e movimentos que organizaram toda essa semana com amor e dedicação à Deus e a Sagrada Família, pois sim amigos quando caminhamos sozinhos tudo parece mais difícil, porém ao contar com os irmãos, dar as mãos, trabalhar em equipe; vemos o que era pesado tornar-se leve e nosso sacrifício, agradável aos olhos de Deus.

Agradecemos todas as famílias que estiveram aqui conosco e puderam experimentar a maravilha que foi essa semana, que possamos colher os frutos e colocar em prática tudo vimos e ouvimos, que o Senhor, “Dono da Messe e Senhor da vinha” multiplique os frutos desta Semana da Família em nós, em nossas famílias, em nossas comunidades e em toda nossa Paróquia.

Agradecemos também aos celebrantes que aqui estiveram. O tema deste ano foi: “Família, uma luz para a vida em sociedade” e em cada dia dessa semana tivemos a oportunidade de partilhar momentos ímpares. Padre Luiz Carlos que nos mostrou que Maria deve ser sempre nossa musa inspiradora, aquela que sempre está perto para nos socorrer. Dom Luiz Gonzaga que mostrou que ser pai, ser mãe, esposo e esposa também é vocação, que temos que valorizar nossa família e acreditarmos que o plano de Deus para nós e para nossa salvação no caminho para o céu, passa pela família. Padre Paulo que nos fala das transformações que estão ocorrendo no mundo e que a mudança de mentalidade não está fora de nós, mas está dentro, a gente não vai mudar o mundo achando que a mudança começa pelo outro. Padre João Marcos que nos falou sobre as diversidades no mundo e dentro das famílias, que temos que respeitar o outro e suas diferenças e saber que todos nós somos um dom de Deus. Padre Wellington que nos mostrou a importância de dar e pedir perdão e enfatizou que quando não perdoamos, a mágoa faz muito mais mal a nós do que a quem nos ofendeu. E nos deu o caminho, uma receitinha de bolo dos 3 passos que devemos seguir: Decisão, Oração e Compaixão. Monsenhor Pedro nos mostrou a importância do encontro. A alegria que Maria e Isabel sentiram ao se encontrarem. Que essa alegria seja diária e nossa família.

E nosso agradecimento especial vai para nosso querido pároco padre Wellington que em nenhum momento mediu esforços para que tudo se realizasse perfeitamente como se realizou. Como já citado o Tema da Semana da Família desse ano foi “Família, uma luz para a vida em sociedade”, nesse sentido digo que o Senhor é luz para nossa cidade, luz para nossa paróquia, pois se faz muito presente em nossas vidas, sempre tem uma palavra amiga, uma mensagem de encorajamento, um abraço afetivo, um olhar afetuoso e mãos estendidas para nos oferecer. Um pai amoroso que nos aconselha e orienta nos momentos mais difíceis. Um irmão amável pronto a nos erguer em nossas quedas. Um mestre atento que nos alerta quando não seguimos aos mandamentos do Pai. Um companheiro solidário sempre atento que nos ouve, orienta e, em nome de Deus, até nos perdoa. Padre Wellington obrigado por permitir-se ser instrumento de paz, amor, caridade e fé!

Em nossas preces, pedimos para que Deus o mantenha sempre abastecido de coragem e perseverança para ser sempre em nossa caminhada, exemplo e testemunha viva de luz, esperança e fé.

por, Cássia Sartori