JUBILEU - 120 ANOS DA PARÓQUIA

Paróquia comemora os 120 anos...
21/05/2018, Domingo do Bom Pastor

“Vós sois o meu Pastor ó Senhor
Nada me faltará se me conduzir”.

Neste IV domingo da Páscoa celebramos o Domingo do Bom Pastor. Jesus é o Bom Pastor e nós seu rebanho.
Neste domingo o evangelho nos apresenta três características que faz o pastor bom e que nos motiva a sermos boas ovelhas deste pastor.
Nesta festa Pe. Wellington apresenta as três características do bom pastor que são:
1-DAR A VIDA PELAS OVELHAS;
2-CONHECER AS OVELHAS;
3-ACOLHER AS OVELHAS, tanto as do seu redil quanto as novas.

Nós paroquianos, neste dia em que comemoramos os 120 anos de nossa Paróquia, podemos agradecer ao Bom Pastor da messe que proveu nestes anos todos, pastores muito bons que trouxeram até aqui esta Paróquia centenária, dedicando a cada uns de nossos antepassados suas vidas, seus conhecimentos e suas acolhidas que são as três características que devem ter o bom pastor. E isso só foi possível graças às boas ovelhas que ouviram o chamado do seu pastor e indubitavelmente graças ao Bom Pastor Supremo, nosso Senhor Jesus Cristo.

____________________________________________________________________

No mês das comemorações dos 120 anos da Paróquia Pe. Wellington dirige a palavra sobre o tema do Jubileu:

“Jubileu dos 120 anos”.

Nosso coração transborda de alegria neste mês em que celebramos o grande jubileu de nossa amada Paróquia de Santo Antônio.
São 120 anos de criação e instalação. Esta alegria nos motiva a elevar a Deus um hino de ação de graças, pois Ele quis Se fazer presente e atuante nestas terras de chão vermelho sua Igreja, mas também nos motiva a continuar com um ardor a evangelizar, a tornar presente esta ”Igreja que Jesus amou e por ela se entregou” (cf. Ef 5,25)!
Neste sentido somos convidados a construir uma Igreja mística, misericordiosa e missionária.

Ser uma Igreja mística requer de nós uma vida intensa de oração para adentrar ao mistério de Deus e assim como nos mostra os Evangelhos Jesus o homem de oração que reza antes de qualquer ação, escolha ou decisão.

Ser uma Igreja Misericordiosa requer de nós abertura de coração e permitir acolher o próximo que tem erros e sofrimentos. Não seremos Igreja de Jesus se não soubermos acolher, compreender, perdoar e socorrer.

Ser uma Igreja Missionária requer sairmos de nós mesmos, de nosso conforto e segurança e irmos ao encontro daqueles que ainda não vem e não participam de nossa Igreja.

Com estas três atitudes mística, misericordiosa e missionária poderemos fazer nossa Paróquia ser casa de Deus e a morada de irmãos.

Que nosso glorioso padroeiro Santo Antônio nos ajude nesta caminhada.

Pe. Wellington Gustavo de Souza

ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DOS 120 ANOS DA PARÓQUIA SANTO ANTONIO
08 DE DEZEMBRO DE 2017.

Durante a Santa Missa da Imaculada Conceição Pe. Wellington e Monsenhor Pedro abençoaram as capelinhas de Santo Antonio que iram percorrer todas as Pastorais, Movimentos e Comunidades paroquiais durante este ano jubilar participando de momentos de orações novenas.

Foto das Capelinhas

Mensagem do padre Wellington

“Nos acontecimentos o querer de Deus’’

Chegamos a mais um fim de ano! Como o tempo corre, voa!
Já estamos em dezembro e nossa vida paroquial tem grandes eventos e nisto mostra o quanto Deus confia e nós!
Iniciamos o mês celebrando São Francisco Xavier padroeiro do bairro São Judas Tadeu e com seu exemplo Deus nos ensina a não cansarmos de evangelizar, pois sabemos que São Francisco Xavier morreu de esgotamento, pois não parava um segundo de pregar o Evangelho. Como não lembrar da canção: “Meu cansaço que a outros descansem”.

No dia 8 celebramos a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria e Deus nos convida a viver este sonho que Ele tem para nós, uma vida sem pecado, uma vida sem o mal. E neste dia iniciamos nossa caminhada jubilar dos 120 anos da nossa paróquia de Santo Antônio.

Dia 12 celebramos Nossa Senhora de Guadalupe, esta devoção que Deus quis para nossa cidade para dizer-nos que não somos órfãos, mas que temos uma mãe que cuida de nós, assim como a Virgem Maria invocada como Nossa Senhora de Guadalupe disse ao índio Juan Diego: “Porque te angustias? Não sou eu a tua mãe!”.
E dentro destes festejos vivenciamos o tempo do Advento que nos auxilia a preparar o nosso coração para acolher o Senhor Jesus que vem para nascer dentro do nosso coração. Que as celebrações do advento, dos tríduos e da novena de natal nos ajude a deixar nosso coração aberto para acolher Deus que se faz bebê para estar no meio de nós.
E que diante de tantos fatos e acontecimentos possamos estar atentos para acolher o querer de Deus, como fez a virgem Maria e São José, não aconteça conosco o que aconteceu com o povo de Belém que fecharam as portas ao jovem casal grávido que não perceberam neles que era a visita do próprio Deus.

Feliz e santo Natal a todos!