Inicial
Sobre a Paróquia
Diocese
Paróquia
Pároco
Párocos Anteriores
Padroeiro
Expediente Paroquial
Atuais Seminaristas
Vigários Paroquiais
Comunidades
Comunidades
Pastorais
Agenda
Agenda Paroquial
Aniversariantes Dizimistas
Acervo
Artigos
Mensagens
Formação
Hinos e Músicas
Orações
Setor Juventude
Casinha de Nossa Senhora
Download
Notícias
Paróquia
Diocese
Brasil
Mundo
Serviços
Secretaria Paroquial
Lar São Vicente
Capela Virtual
Mural de Recados
Pedido de Oração
Multimídia
Galeria de Fotos
Vídeos
Contato
DESTAQUE
PESQUISAR
Digite a palavra ou frase de seu interesse:
ACERVO
Ver Todos
DESTAQUES
FOTOS EM DESTAQUE
Ver Todas
O QUE SIGNIFICA CRITICAR A IGREJA?
Caros irmãos e irmãs
Gostaria de fazer uma breve catequese sobre um tema muito comum e aparentemente banal que inúmeras vezes nos levam a cometer um erro fatal contra nós mesmos, ou melhor, contra nossa alma.
Esse tema é sobre quando dizemos com a maior tranquilidade que “A IGREJA ESTÁ FAZENDO COISAS ERRADAS”.
Bem podemos até dizer, mas precisamos dividir o nome Igreja em duas partes, primeiro a igreja humana (física); essa sim pode cometer grandes erros porque ela contém membros passíveis de pecar, errar, faltar, omitir, enfim proceder das mais errôneas formas. A outra é a Igreja Divina (Corpo de Cristo); já essa leva o mesmo nome (Igreja), porém essa não tem como falhar, errar, pecar, faltar, omitir ou qualquer coisa que não seja o que é de Deus.
Sendo assim nós precisamos estar constantemente atentos a esta prática tão aparentemente comum de misturar a má ação da igreja humana com as ações da Igreja Divina para não correr o risco de cometermos esse erro fatal de pecar contra o Espírito Santo.
-Aproveito e trago uma Palavra que o próprio Jesus nos dirigiu através do Evangelista Marcos.
Citação Bíblica Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Marcos
"Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias; mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno." (Marcos 3,28-30)
-Também gostaria que lessem algo que nos diz o Catecismo.
Segundo o CIC - Catecismo da Igreja Católica
749. O artigo sobre a Igreja depende também inteiramente do artigo sobre o Espírito Santo, que o precede. «Com efeito, depois de ter mostrado que o Espírito Santo é a fonte e o dador de toda a santidade, nós confessamos agora que foi Ele quem dotou de santidade a Igreja» (121). A Igreja é, segundo a expressão dos Padres, o lugar «onde floresce o Espírito» (122).
- E para finalizar, o que nos diz o CDC – Código de Direito Canônico.
LIVRO III
DO MÚNUS DE ENSINAR DA IGREJA
Cân. 747 § 1. A Igreja, a quem Cristo Senhor confiou o depósito da fé, para que, com a assistência do Espírito Santo, ela guardasse santamente a verdade revelada, a perscrutasse mais profundamente, anunciasse e expusesse com fidelidade, compete o dever e o direito originário de pregar o Evangelho a todos os povos, independentes de qualquer poder humano, mesmo usando de seus próprios meios de comunicação social.
Cân. 1364 § 1. O apóstata da fé, o herege ou o cismático incorre em excomunhão latae sententiae, salva a prescrição do cân. 194, § 1, n. 2; além disso, o clérigo pode ser punido com as penas mencionadas no cân. 1336, § 1, n. 1, 2 e 3.
Concluindo:
É bom e saudável à alma que sanemos todas nossas dúvidas de fé ao longo do tempo que nos é dado por Deus. A Igreja não é um local de propagação de coisas erradas, mas é o lugar certo para sanarmos nossas dúvidas, quem dela comunga tem o Espírito Santo.
A propósito e além de tudo se temos algo a dizer sobre a nossa Igreja que seja dito diretamente lá, para quem possa agir e reparar a atitude humana errada, é esse o ensinamento que a Sagrada Escritura nos dá em Mateus 18,15-17:
"Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano." (Mt 18,15-17)
PEÇAMOS A DEUS
Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo Senhor Nosso. AMÉM.
João Paulo Perez
Coord. Pascom Paroquial
DESTAQUE
CADASTRAR-SE
Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
NOTÍCIAS
Ver Todas
DESTAQUES
VÍDEO EM DESTAQUE
Ver Todos