Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
O QUE SIGNIFICA CRITICAR A IGREJA?

 
Imagem

Caros irmãos e irmãs

Gostaria de fazer uma breve catequese sobre um tema muito comum e aparentemente banal que inúmeras vezes nos levam a cometer um erro fatal contra nós mesmos, ou melhor, contra nossa alma.
Esse tema é sobre quando dizemos com a maior tranquilidade que “A IGREJA ESTÁ FAZENDO COISAS ERRADAS”.
Bem podemos até dizer, mas precisamos dividir o nome Igreja em duas partes, primeiro a igreja humana (física); essa sim pode cometer grandes erros porque ela contém membros passíveis de pecar, errar, faltar, omitir, enfim proceder das mais errôneas formas. A outra é a Igreja Divina (Corpo de Cristo); já essa leva o mesmo nome (Igreja), porém essa não tem como falhar, errar, pecar, faltar, omitir ou qualquer coisa que não seja o que é de Deus.
Sendo assim nós precisamos estar constantemente atentos a esta prática tão aparentemente comum de misturar a má ação da igreja humana com as ações da Igreja Divina para não correr o risco de cometermos esse erro fatal de pecar contra o Espírito Santo.

-Aproveito e trago uma Palavra que o próprio Jesus nos dirigiu através do Evangelista Marcos.

Citação Bíblica Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Marcos

"Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias; mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno." (Marcos 3,28-30)


-Também gostaria que lessem algo que nos diz o Catecismo.
Segundo o CIC - Catecismo da Igreja Católica

749. O artigo sobre a Igreja depende também inteiramente do artigo sobre o Espírito Santo, que o precede. «Com efeito, depois de ter mostrado que o Espírito Santo é a fonte e o dador de toda a santidade, nós confessamos agora que foi Ele quem dotou de santidade a Igreja» (121). A Igreja é, segundo a expressão dos Padres, o lugar «onde floresce o Espírito» (122).


- E para finalizar, o que nos diz o CDC – Código de Direito Canônico.

LIVRO III
DO MÚNUS DE ENSINAR DA IGREJA

Cân. 747 § 1. A Igreja, a quem Cristo Senhor confiou o depósito da fé, para que, com a assistência do Espírito Santo, ela guardasse santamente a verdade revelada, a perscrutasse mais profundamente, anunciasse e expusesse com fidelidade, compete o dever e o direito originário de pregar o Evangelho a todos os povos, independentes de qualquer poder humano, mesmo usando de seus próprios meios de comunicação social.

Cân. 1364 § 1. O apóstata da fé, o herege ou o cismático incorre em excomunhão latae sententiae, salva a prescrição do cân. 194, § 1, n. 2; além disso, o clérigo pode ser punido com as penas mencionadas no cân. 1336, § 1, n. 1, 2 e 3.

Concluindo:
É bom e saudável à alma que sanemos todas nossas dúvidas de fé ao longo do tempo que nos é dado por Deus. A Igreja não é um local de propagação de coisas erradas, mas é o lugar certo para sanarmos nossas dúvidas, quem dela comunga tem o Espírito Santo.
A propósito e além de tudo se temos algo a dizer sobre a nossa Igreja que seja dito diretamente lá, para quem possa agir e reparar a atitude humana errada, é esse o ensinamento que a Sagrada Escritura nos dá em Mateus 18,15-17:

"Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano." (Mt 18,15-17)


PEÇAMOS A DEUS

Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo Senhor Nosso. AMÉM.



João Paulo Perez
Coord. Pascom Paroquial



Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE