QUARESMA: ALGUMAS DEFINIÇÕES

O QUE É A QUARESMA?
Quaresma é o período de quarenta dias antes da Páscoa que visa à preparação espiritual dos fiéis para este período tão importante na vida da Igreja.

DESDE QUANDO SE VIVE A QUARESMA?
Desde o século IV a Quaresma adquiriu um status de preparação para a Páscoa entre os fiéis. Por meio da penitência, oração, esmola e jejum todos procuram voltar às fontes da conversão.

NA QUARESMA: VENCER O TENTADOR
"A tentação de Jesus manifesta a maneira própria de o Filho de Deus ser Messias, ao contrário da que lhe propõe Satanás e que os homens desejam atribuir-lhe. Foi por isso que Cristo venceu o tentador, por nós: 'Nós não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer das nossas fraquezas; temos um que possui a experiência de todas as provações, tal como nós, com exceção do' pecado' (Hb 4, 15). Todos os anos, pelos quarenta dias da Grande Quaresma, a Igreja une-se ao mistério de Jesus no deserto." (Catecismo Católico nº 540)

UM GRANDE RETIRO ESPIRITUAL
A Quaresma deve ser entendida como um grande retiro espiritual dos fiéis. A exemplo de Cristo em seu retiro no deserto, a Igreja se prepara para a celebração das solenidades pascais, com a purificação do coração e a luta contra o tentador.

FAZER PENITÊNCIA NA QUARESMA PARA QUÊ?
A penitência poderia ser traduzida literalmente como "mudança do espírito do(a) pecador(a)". É todo um conjunto de ações interiores e exteriores dirigidas à reparação do pecado' cometido e suas conseqüências na vida do ser humano. A penitência demonstra interior e exteriormente que estou disposto(a) a ir na direção de Deus e dos irmãos.

AS TRÊS ARMAS NA LUTA DA QUARESMA
"A penitência interior do cristão pode ter expressões bem variadas. A Escritura e os santos padres da Igreja insistem principalmente em três formas: o jejum, a oração e a esmola, que exprimem a conversão com relação a si mesmo, a Deus e aos outros. Ao lado da purificação radical operada pelo Batismo ou pelo martírio, citam, como meio de obter o perdão dos pecados, os esforços empreendidos para reconciliar-se com o próximo, as lágrimas de penitência, a preocupação com a salvação do próximo, a intercessão dos santos e a prática da caridade, que cobre uma multidão de pecados" (cf. 1Pd 4,8) (Catecismo da Iqreja Católica nQ 1.434).

PRINCIPAIS DIAS E TEMPO E PENITÊNCIA NA IGREJA
Na Igreja Católica todas as sextas-feiras são dias de fazer penitência, unindo-nos ao sofrimento do Senhor Jesus no Calvário. Tempo especial também é, sobretudo, a quaresma (cf. Código de Direito Canônico n 1250).

POR QUE MUDAMOS A COR DOS PARAMENTOS NA QUARESMA
Por ser um tempo de penitência, recordamos isso de um modo especial na liturgia. As vestes e os paramentos usados são da cor roxa no quarto domingo da Quaresma pode-se usar o rosa, representando a alegria pela proximidade do termino da tristeza, pela Páscoa).

CANTOS MUDAM NA LITURGIA QUARESMAL?
Os cantos da Quaresma posem um caráter eminentemente meditativo e penitenciaI, convidando os fiéis à mudança de vida. O Glória não é cantado ou rezado. A aclamação do Aleluia também não é feita; não se enfeitam os templos com flores; o uso de instrumentos musicais toma-se moderado nesse período.

PARA QUE SERVEM AS CINZAS NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS?
Com a imposição das cinzas sobre nossas cabeças expressamos nossa humildade e sinceridade de coração de nos convertermos e crermos de verdade no Evangelho, lembrando-nos daquilo que diz a Bíblia: "Lembra-te, ó homem, que és pó e em pó te hás de tomar" (Gn 3,19).
As cinzas procedem dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do Senhor, do ano anterior, seguindo um costume que se remonta ao século XII.

O QUE CONCRETAMENTE EU POSSO FAZER NA QUARESMA?
Buscar o sacramento da Reconciliação (sacramento da Penitência ou Confissão) e fazer uma boa confissão. Procurar perdoar as pessoas que o(a) ofenderam ou aproximar-se daquelas que você ofendeu. Praticar as obras de misericórdia. Procurar participar das celebrações quaresmais e pascais na sua comunidade .

Pe. Sergio Jeremias de Souza

***Revista Ave-Maria