Nossa Senhora da Rua ou Estrada

"CHAMAR-ME-ÃO BEM-AVENTURADA."

Um pastor de ovelhas, muito devoto de Nossa Senhora, chamado Simón Gomes Fernandes, apascentava seu rebanho numa tarde, sob o abrigo da sombra de uma árvore. Isso ocorreu no século XVI. Estava mais ou menos a uns quinze quilômetros da cidade de Granada, na Espanha. Ao mesmo tempo, aproveitava os momentos livres para rezar.
Eis que, de repente, numa tarde, a Rainha do Céu, tendo nas mãos uma sua imagem, apresentou-a ao pastor, dizendo: "Simón, vá à cidade e diga ao bispo que venha ver aqui um lugar mais apropriado para abrigar esta imagem. Meu Filho quer que por meio dela Ele faça muitos bens a toda a terra".
O pastor, por uns instantes, ficou em êxtase, contemplando a celestial visão. Quando voltou a si, disse a Maria: "Senhora, como haverão de crer em mim, se não tenho algum sinal de que sois vós quem me envia?".
Em resposta, ela disse "Dê-me sua funda". Com ela, atirou uma pedrinha e disse ao pastor: "Diga ao bispo que venha e encontrará uma pedra tão grande que não duvidará de que eu é que envio e de que é a vontade de meu Filho, que minha imagem seja colocada no lugar onde está a pedrinha que joguei". Ditas essas palavras, desapareceu.
O pastor, por sua vez, foi correndo à cidade, até a residência do bispo, e narrou tudo o que lhe acabara de suceder, encarecendo a necessidade de que se dirigisse ao lugar onde tinha ficado a imagem à espera de sua resolução.
O bispo ficou maravilhado ao ouvir essa narrativa. Sendo prudente, quis se certificar pessoalmente do que o pastor havia lhe contado. Reuniu o clero e familiares e guiado
pelo pastor dirigiu-se ao local da aparição. Ao chegar ao local, o bispo e demais pessoas que o acompanhavam encontraram tudo como ele havia narrado. O bispo, depois de venerar a imagem, e depois de ter contemplado a grande pedra que a própria Virgem havia atirado com a funda do pastor, ordenou a este que prestasse juramento sobre os fatos e a verdade da pedra aumentada. O bispo deu ordens necessárias para a construção de uma ermida no lugar em que caíra a pedra e a entronização da sagrada imagem ali.
A devoção a Nossa Senhora da Rua ou da Estrada cresceu em pouco tempo, sendo necessária a construção de capela bem maior. Essa estrada tem início na cidade de León, estendendo-se bem perto do lugar no caminho onde se deu a aparição. Por isso, de comum acordo, a imagem foi denominada Nossa Senhora da Estrada.

ORAÇÃO
"Ó Deus que ao chamar Abraão a ser exemplo de atendimento ao convite divino, fazei-nos que também sejamos resposta viva e imediata como Maria foi em atender à vossa santíssima vontade, e assim como ele é um exemplo eficaz de resposta, sigamos na estrada da vida agora e sempre. Amém".

* Pe. Roque Vicente Beraldi, cmf.
Revista Ave Maria - Abril-2018, pag.-5