LUTO: IRMÃO PAULO VICENÇOTTI

Osvaldo Benedito Vicençotti, “Irmão Paulo”, nasceu no dia 03 de maio de 1932 na cidade de Pirajuí – SP. Seus pais Francisco Vicençotti e Maria Chufuli Vicençotti, descendentes de italiano, tiveram 11 filhos e os sustentaram com o suor da lida no campo onde desde cedo, o pequeno Osvaldo e seus irmãos já perceberam o valor do trabalho. Passou a maior parte da adolescência na cidade de Santo Antonio da Posse, no interior do Estado de São Paulo. Religiosamente, sua infância foi marcada pelos ternos folias de reis, congada, pelas rezas do terço nas casas dos vizinhos e outras formas de religiosidade típica da gente simples do interior, ia aos domingos na missa com seu terninho de linho branco, seja a pé ou de charrete, e mais tarde chegou a participar da congregação mariana da sua cidade. E foi assim que Osvaldo, ainda menino, teve sua fé despertada para o seguimento radical à Jesus Cristo.

No dia 07 de dezembro, de 1953, ingressou no Seminário Salvatoriano na cidade de Várzea Paulista-SP. Em setembro de 1954 entrou no noviciado e em 08 de setembro de 1955 fez a primeira profissão religiosa, emitindo votos de pobreza, obediência e castidade, passando a chamar-se Irmão Paulo. De 1955 a 1969 morou no sítio São José em Várzea Paulista-SP onde desempenhou diversas funções.

Após residir e cumprir suas missões em Várzea Paulista e Conchas, no estado de São Paulo, em 1996, Irmão Paulo foi transferido para as missões no estado do Maranhão. No início, residindo em Brejo - MA, juntamente com Dom Valter. Em 1997 veio residir em Coelho Neto, onde realiza um grande trabalho: foi diretor espiritual do Movimento Legião de Maria; foi responsável pelas visitas aos enfermos; pelas exéquias; pela reza do terço todas as quartas-feiras na Igreja Matriz; pelo Terço dos Homens; pelo Apostolado da Oração; Movimento Mãe Rainha e Pastoral da Saúde. Acompanhava a Fraternidade Franciscana e o Movimento Vicentinos, e aos domingos era responsável pela Celebração da Palavra com as crianças, além de ser Secretário da comunidade salvatoriana local.
São mais de 65 anos como salvatoriano. São muitas histórias, lugares e pessoas que tiveram a satisfação de conhecer e de se relacionar com o Irmão Paulo. Pessoas que passaram na sua vida e que marcaram a sua história; da mesma forma como ele, que com o seu jeito simples e sempre otimista de ser, marcou a vida de cada um de nós que o conhecemos.

Hoje Irmão Paulo foi chamado por Aquele a quem ele dedicou toda a sua vida, a fazer morada junto Dele no Céu. Faleceu neste dia 19 de Janeiro de 2020, depois de uma longa jornada prestando serviços na messe do Senhor ele vai gozar do descanso eterno na morada do Pai.
Amado Irmão Paulo nós temos certeza que sua bela missão é motivo de grande alegria a Deus que o recebe hoje em sua glória e lhe concede a luz eterna. E aqui o seu legado de amor e dedicação permanecerá para sempre porque o amor para com os irmãos é um ato que permanece para sempre.
Que o senhor Irmão Paulo possa interceder por cada um de nós e fica aqui a nossa gratidão e saudades!

Fonte: Pascom