HOMILIA NA SOLENIDADE DO PADROEIRO “SANTO ANTÔNIO”

Quinta-feira 13/06/2013.

*SANTO ANTÔNIO, MODELO DE FÉ.

Celebramos hoje a festa do Padroeiro de nossa cidade, Santo Antônio.
Há 115 anos nossos antepassados o escolheram como modelo de fé para todos nós. Neste ano da fé e do jubileu 115 anos de nossa Paróquia queremos aprofundar nossa fé.
Mas o que é fé?
• É dom, graça que Deus nos dá;
• Não é uma conclusão de raciocínios;
• Não é um ideal ético/moral;
• Mas nasce da experiência pessoal e comunitária.
Fé é também a resposta do se humano a este convite a esta adesão à Sua vontade.
É pela fé que Deus nos faz o grande convite que é a Santidade.
Santo significa separado.
Deus é três vezes Santo. Mas Ele quis dobrar-se carinhosamente sobre nossa humanidade para nos dar a própria vida e nos fazer participantes da sua plenitude, de sua santidade.
O apóstolo Paulo vai dizer “Vede que grande presente o pai nos deu, de sermos chamados filhos de Deus” (Jo 3,1), ou seja participantes de sua vida.
Por isso Jesus no Evangelho de Mateus nos faz este convite “Sede Santos como vosso Pai celeste é Santo”(Mt 5, 48).
E é pela fé dom que Deus nos dá e pela nossa resposta que podemos ser Santos.
As vezes achamos que isso é impossível ou que é somente para alguns ou ainda exigimos que os outros sejam. Mas a Igreja conduzida pelo Espírito Santo e guiada pela Palavra de Jesus sempre apresentou homens e mulheres de fé que viveram na Santidade e que isso é possível, a todos aqueles que creem.
O próprio Jesus mostrou alguns como exemplo “O centurião Romano diante de tamanha fé”,
“ João Batista, dizendo que não havia nascido alguém maior do que Ele” (Lc 7, 28).
Neste sentido os Santos não são deuses, mas irmãos mais velhos que nos mostram o caminho para a santidade.
E nós temos a honra de ter como modelo Santo Antônio de Pádua, Ele é gente como nós e nos mostrou o grande segredo para crescer na fé e por consequência a Santidade.
Ele encontra com Deus na Sagrada Escritura, por isso na sua imagem temos a Bíblia aberta com o Menino Jesus, para dizer-nos que a Palavra se fez carne, que a Palavra ganhou vida, na vida de Antônio.
O Apóstolo Paulo já tinha nos alertado que “A fé entra pelos ouvidos” (Rm 10, 17), é do contato com a Palavra que podemos crer em Deus e acolher sua proposta, é isto que Antônio fez, olhando para Ele nos lembramos de Jesus:
• 1-Pobreza;
o Vestes simples.
o Não se apega a títulos e honrarias.
“O filho do homem não tem onde repousar a cabeça” (Mt 8, 18-20).

• 2-Oração;
o Terço na sua Imagem.
o Como Jesus que reza ao Pai.
“Jesus subia ao monte para rezar” (Mc 3,13).

• 3-Itinerante;
o Sandálias.
o Como Jesus ia de cidade em cidade.
“Jesus ia de cidade em cidade” (Lc 8,1).

• 4-Pregador;
o Anunciava o Evangelho.
o Denunciava as injustiças.
“Multidões diziam, Ele fala com autoridade” (Lc 4,32).

• 5-Amor aos pobres;
o O famoso pão de Santo Antônio
“Multiplicação dos pães” (Mt 14, 15-21).

• 6-Defensor dos fracos;
o Em Pádua defendeu os mais pobres, mulheres em casamento.
“Daí a César o que é de César” (Mt 22, 21).

• 7-Doou sua vida;
o Martírio na África.
o Morreu esgotado.
“Como Jesus na Cruz” (Jo 19).

Estes sete exemplos mostram que Santo Antônio viveu a fé, participou da vida de Jesus que ele encontrou na Palavra, por isso hoje ele é nosso padroeiro, isto é, aquele que nos aponta o caminho para sermos santos, como Deus é Santo. Ele mostrou que é possível basta ter fé.

Antônio acreditou na Palavra de Deus e orientou sua vida por ela, por isso é Santo, por isso participa da vida de Deus. Também nós, se nos encontramos com Deus na sua Palavra e pela fé se aceitamos a Palavra e nos orientamos por ela, também seremos Santos, isto é, participantes da vida de Deus.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Pe. Wellington Gustavo de Souza
-Paroco-