Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
DOMINGO DE RAMOS - Início da Semana Santa

 
Imagem
DOMINGO DA PAIXÃO

Neste primeiro dia da Semana Santa em Família em meio a esse tempo difícil em que estamos vivendo combatendo a esta grandiosa pandemia do coronavirus (covid-19) nossa paroquia se une em fé e oração à todas as famílias que estão recolhidas em quarentena e seguindo a todas as especificações do Ministério da Saúde celebra a Semana Santa em regime especial, para isso o pároco Pe. Wellington Gustavo de Souza celebrou a Santa Missa que foi transmitida pelo Facebook e teve uma participação record com mais de 8.000 visualizações.

Em sua homilia nosso Pároco dizia:
No Evangelho de hoje acabamos de ouvir Jesus responder ao nosso coração onde Ele deseja celebrar a Páscoa este ano vamos ler Mt 26,18.
“O meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos”.
Neste inicio de Semana Santa, ao meditar o Evangelho da Paixão de Jesus, podemos perceber em seu modo de agir uma atitude mais importante para este tempo de sofrimento que vivemos. Esta atitude é o ‘Silencio’.
No versículo 37, o evangelista Mateus nos apresenta Jesus, que esta triste e angustiado e diz: “Minha alma esta triste a te a morte. Ficai aqui e vigiai comigo”. Também nós estamos tristes, angustiados porque tivemos que mudar toda a nossa vida. Assim como Jesus foi preso e não podia ir onde queria também nós estamos presos em casa. Mas assim como Jesus enfrentou este sofrimento, Ele nos ensina também a enfrentar e para isso vejamos TRÊS ASPECTOS DO SILÊNCIO QUE JESUS PRATICOU:

1-SILÊNCIO DA ORAÇÃO.
Jesus vai ao Getsemani rezar e pede ao Pai: “Pai afasta de mim este cálice. Contudo não seja feito como eu quero, mas sim como tu queres”. Jesus pede para Pedro, Tiago e João para rezar com Ele, mas eles dormem. Em nossa vida quando estamos angustiados rezamos e queremos ouvir uma resposta de Deus, pedimos para os outros rezarem e parece que nada acontece.
O silêncio do Pai na oração não é escutar a voz d´Ele, não é retirar o problema de forma mágica, mas o silêncio do Pai para Jesus diante da sua angustia e oração é a coragem para enfrentar.
No versículo 46 diz: “Levantai-vos, vamos!”.
Assim também Deus fala conosco em nossas angustias e orações dando-nos coragem e sabedoria para enfrentar.

2-SILÊNCIO DE FIDELIDADE.
Jesus desde o momento que é preso, julgado e crucificado é provocado a responder com atitudes grandiosas revelando o Seu poder.
“Faz uma profecia, Cristo, quem foi que te bateu”.
“Tu que destruirias o Templo... Salva-te a ti mesmo”.
Também nós somos provocados quando sofremos questionando-nos, onde está Deus? Nossa você reza tanto?
Este silêncio de Jesus diante das provocações confirma Sua fidelidade à vontade de Deus.
É necessário silenciar diante das provocações no momento de sofrimento e no silencio e no tempo certo Deus vai mostrando com gestos e atitudes. Como vemos no versículo 55 “ Ele era mesmo o filho de Deus!”.

3- SILÊNCIO DE CONFIANÇA.
“Pelas três horas da tarde, Jesus deu um forte grito “Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes?”.
Não é desespero de Jesus, mas Ele reza o salmo 21 que justamente revela a sua confiança no Pai. Por mais que aquele momento de dor extrema, se sente sozinho porque os discípulos fugiram e parece que Deus o abandonou.
A resposta do pai é um silêncio que fala mais do que as palavras. Pois é um silencio de acolhida.
Após rezar o salmo 21, Jesus se entrega nas mãos do Pai o Seu Espírito.
Também neste momento de sofrimento nós precisamos confiar que o Pai está conosco e se entregar totalmente a Ele. O silêncio do Pai não é abandono, mas demonstração de amor que nos leva a algo maior.
Como a mãe que não dá tudo de mãos beijadas para o filho porque deseja que ele seja forte e independente.
Com estes três silêncios, Jesus nos ensina a viver este tempo difícil fazendo que nós permitamos que Ele passe a Páscoa em nossa casa conosco.
Amém.


CLIQUE AQUI PARA VIDEO DA SANTA MISSA

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS





FONTE: Pascom Paroquial
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE