QUINTA-FEIRA SANTA, MISSA DE LAVAPÉS

Nesta Quinta-Feira Santa foi celebrada a Santa Missa de Lavapés em Nossa Igreja Matriz e transmitida em live no facebook conforme link abaixo:

Homilia da Missa de Lava pés proferida pelo Pároco Pe. Wellington:

Dizia Ele: “O mestre manda dizer: vou celebrar a páscoa em sua casa com meus discípulos”. (Mt 26,18)
Com este tema, Deus vai nos formando nesta Semana Santa.
Este desejo de Jesus revela que Ele deseja ser intimo de nós e desta maneira ir nos revelando a cada dia quem é Ele e como é Seu Coração.
No Domingo de Ramos aprendemos que Deus nos fala dando força no silêncio das dificuldades.
Ontem nós aprendemos que Deus nos responde com amor diante de nossas traições.
Hoje com o Evangelho do Lava pés, Jesus nos revela rês adjetivos em Deus que são: SERVO, CUIDADOSO E COMPASSIVO.

VEJAMOS:

-SERVO:
“Levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura”.
Jesus sai do lugar de destaque, de presidência que o faz olhar a todos de cima para baixo par ir ao lugar do servo, se ajoelha no chão e sua visão muda, pois passa a ver de baixo para cima. Ver de baixo para cima faz ver tudo, não tem o que esconder. Jesus vê a beleza do rosto, das roupas, mais também a sujeira dos pés. Jesus nos ensina que Deus não nos olha de cima para baixo, mas de baixo para cima.
Como olhamos as pessoas? Na aparência ou no interior? Olhamos do alto julgando ou olhamos de baixo compreendendo?

-CUIDADOSO:
“Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos enxugando-os com a toalha com que estava cingido”.
Jesus se coloca ao chão vê de perto a sujeira, o odor, o pó. Jesus toca o barro.
Com este gesto, Jesus ensina que Deus é cuidadoso, sabe de nossas sujeiras e nos lava e nos enxuga.
Temos cuidado com os pés sujos dos outros? Jesus não tem nojo de nossos passos errados. Temos nojo do erro dos outros?

-COMPASSIVO:
“Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que fiz”.
Jesus revela um coração compassivo, isto é, Ele nos ensina, não com grandes e difíceis discursos, mas com exemplos, com atitudes porque sabe que assim aprendemos mais.

Com o Lava pés Jesus não quer que os discípulos saiam lavando os pés com jarro e água, mas quer que nós sejamos como Ele, sendo:

SERVO: Que sai do nosso lugar e se coloque no lugar do outro.

CUIDADOSO: Que cuide da fraqueza, da sujeira do outro.

COMPASSIVO: Ande no mesmo passo que o outro, não no mandar, mas no estar junto.

Que estes três adjetivos de Jesus nos ensinou no Lava pés nos faça levantar e sermos diferentes.

CLIQUE AQUI PARA VIDEO

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS