Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
VIGÍLIA PASCAL - SÁBADO SANTO

 
Imagem
Nesta Sábado Santo nós vivemos a alegria da ressurreição de Jesus e nossa Paróquia celebra a Santa Missa as 19h30 iniciando com a Bênção do Fogo Novo, do Círio Pascal que representa o Cristo Ressuscitado e a Vigília Pascal.

Padre Wellington em sua homilia nos apresenta:

Estamos realizando o desejo de Jesus de celebrar a Páscoa em nossa casa.
E assim a cada dia Jesus nos vai mostrando o verdadeiro coração e rosto de Deus.
No Domingo de Ramos – Nos momentos difíceis o aparente silêncio de Deus está dentro de nós na força e sabedoria que nos concede.
Na Quarta-Feira Santa – Diante de nossas traições, Deus sempre nos responde com amor e não ódio.
Na Quinta-Feira Santa – O gesto do Lavapés nos revela Deus que se faz nosso servo cuidando de nossas sujeiras sendo compassivo.
Na Sexta-Feira Santa – A fraqueza de Deus é nos amar, por isso Ele se entrega, assume nosso castigo e nos oferta a salvação.
Hoje nesta celebração tão bela e rica de símbolos, Jesus continua nos ensinando com suas atitudes quem é e como é o verdadeiro Deus.
Com o Evangelho de hoje, Jesus nos revela que o poder de Deus é o amor doado que gera vida.

Vejamos três aspectos de vida que vence as mortes:

1-ALEGRIA QUE VENCE A TRISTEZA

“As mulheres partiram depressa do sepulcro, estavam com medo, mas correram com grande alegria” (Mt 28,8)
Essas mulheres que seguiram Jesus vendo seu fracasso na cruz e sua derrota sepultado no túmulo. Vão ao sepulcro ainda de noite, assim estavam seus corações tomados pelas trevas da frustração, da tristeza e da angustia. Elas estavam como que mortas interiormente.
É no túmulo vazio que fazemos a experiência da vida que vence a morte. Se antes chegaram silenciosas agora correm com alegria. É a alegria da vida (túmulo vazio) que vence a tristeza (túmulo fechado).
Essas mulheres nos ensinam a vencer a morte da tristeza, da frustração quando elas obedecem a Palavra do Anjo para ir avisar os irmãos. No túmulo elas não viram Jesus vivo.
Elas só encontraram Jesus no caminho enquanto elas estavam obedecendo a Palavra do Anjo.
Também nós só podemos vencer a tristeza quando obedecermos a palavra de Deus, pois é nas estradas da vida cumprindo a Palavra que encontramos Jesus que nos diz: “Alegrai-vos” (Mt 28,9)
Neste tempo de pandemia também nós podemos estar como essas mulheres que seguiram Jesus, estamos tristes porque parece que Deus foi derrotado, MS como elas precisamos ir ao túmulo, escutar a Palavra e praticar para encontrar com Jesus ressuscitado.

2-AMOR QUE VENCE O ÓDIO

“Os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que tremeram e ficaram como mortos”. (Mt 28-4)
Os Guardas eram símbolos da força, nada era mais forte do que eles. Eles estavam ali para guardar o morto e com a pedra removida diante do Anjo estes guardas tremem e ficam como mortos.
É o amor que vence a morte do ódio.
Os que mataram Jesus tinham tanto medo que colocaram guardas no sepulcro, mas agora estes guardas estão como que mortos porque não aceitavam a ressurreição.
Também nós podemos ser estes guardas que acreditamos que as armas deste mundo são vitoriosas, mas nos assustamos quando Deus age de forma tão simples e silenciosa em nossa vida.

3-O BEM QUE VENCE O MAL
“O Anjo do Senhor desceu do céu e aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela (Mt 28-2)
A pedra selada no túmulo representa que o mal tinha vencido. O mal parece mais forte porque faz muito barulho, muita propaganda veja quantos guardas com armas para prender Jesus, Anás, Caifás, Pilatos para condenar, o povo pedindo aos gritos para crucificar.
A cruz plantada fora da cidade para todos verem. Pilatos manda fazer placa em vários idiomas. Veja como mal faz propaganda da sua ação para nos convencer de que ele é mais forte.
Mas é no túmulo que podemos fazer uma verdadeira experiência de fé em Deus.
É no túmulo que o vem vence o mal.
Assim é o nosso Deus, Ele sempre tira um bem do mal.

Neste tempo de pandemia poderemos ver nos túmulos (isolamento, economia, saúde) a vitória do bem.
Nesta noite Jesus nos revela que Deus é vida e essa vida se dá na alegria, no amor e no bem!


CLIQUE AQUI PARA VIDEO

VEJA AQUI AS FOTOS

FONTE: Pascom Paroquial
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE