IVº DOMINGO DA PÁSCOA

Neste quarto domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, mais um domingo em meio a esta pandemia do coronavirus e nossa Santa Missa é celebrada e transmitida pelo Facebook paroquial.

Homilia de Pe. Wellington:
“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância “ (Jo 10,10)
O nosso Deus é amor e é próprio do amor gerar vida.
Jesus vem ao mundo não para castigar, destruir, mas para salvar e dar a vida plena.
No evangelho de hoje Jesus se apresenta como O Bom Pastor porque é Ele quem dá a vida ao seu rebanho e as conduz para campos verdejantes.
Jesus Bom Pastor aponta para nós neste Evangelho três símbolos que se acolhermos receberemos a vida plena.
1-VOZ
“As ovelhas escutam sua voz, Ele as chama pelo nome e as conduz para fora” (Jo 10,3)
Assim como fez com Lázaro chamando-o pelo nome do túmulo, Jesus Bom Pastor Ele passa pela porta do redil porque o porteiro que é o Pai lhe deu autoridade, por isso Jesus Ressuscitado vence a morte e nos chama pelo nome para sair da morte, para sairmos para fora.
Quantas vezes Jesus nos chama a sair de um comportamento, uma atitude que só traz tristeza e morte? Nós O escutamos?
Só escuta Jesus quer o conhece; Como ovelhas escutemos Jesus que nos chama a sair para fora, para um caminho de vida plena.

2-PASTOR
“E depois de fazer sair todas as que são suas, caminha a sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz” (Jo 10,4)
Que gesto bonito de Jesus, Ele espera todas as ovelhas saírem, não deixa ninguém para trás. Ele tem paciência. E quando nos coloca para fora não nos abandona, mas vai à nossa frente nos conduzindo porque sabe o caminho; Ele é o caminho; Ele já morrei e ressuscitou.
Jesus Bom Pastor vai a frente, é nosso modelo de vida, se seguirmos seus passos não perderemos a vida. Mesmo humilhado, derrotado na cruz, Ele a venceu.
Temos seguido o exemplo de Jesus?

3-PORTA
“Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo, entrará e sairá e encontrará pastagem”. (Jo 10,9)
Jesus ressuscitado se intitula como a porta das ovelhas. Ele é a porta que nos dá acesso a vida plena. Quem entra pela porta que é Jesus, isto é, escolhe Ele como seu Deus, se inspira nele, vive conforme seus ensinamentos encontra a vida plena.
O símbolo da porta nos mostra que somente por ela temos acesso a vida plena. Sem Jesus não há vida!
Entrar pela porta de Jesus que está sempre aberta, que não cobra entrada e que me leva a vida?
Que nós, ovelhas possamos escutar a voz do Bom Pastor e entrar nesta porta que nos leva a vida plena.

CLIQUE AQUI PARA VIDEO

FONTE: Pascom Paroquial