DOMINGO DE PENTECOSTES

Hoje a Igreja celebra esta grande festa de Pentecostes "A vinda do espírito Santo", e nossa paróquia celebra a Missa Solene as 9h da manha deste domingo. Padre Wellington nos agracia com sua belíssima homilia dizendo:
(Podemos assistir na integra no link abaixo do texto)

Celebramos hoje a festa de Pentecostes!
São 50 dias após a festa da Páscoa e Jesus prometeu não nos deixar órfãos, mas nos enviar um Paráclito, isto é, um Defensor.
Tanto na 1ª leitura, quanto no Evangelho vemos os discípulos com medo e trancados no Cenáculo. É assim que ficamos quando não temos Deus. O medo nos apavora e com medo de si mesmo e dos outros, da morte etc.
Nos trancamos em nossas ideias e verdades. Jesus não deseja que nós seus discípulos sejamos medrosos, inseguros e fechados em si mesmo. Por isso Ele e o Pai nos envia o Seu Divino Espírito, como doce hóspede de nossa alma para ser em nós três tipos de presença que são:

1-PRESENÇA QUE FORTALECE.
“Estando fechados por medo dos judeus”.
Os discípulos sentem medo dos judeus por isso se trancam. Quando estamos com medo nós fugimos e buscamos segurança. Jesus ao soprar o dom do Espírito Santo concede a eles e a nós uma presença que nos fortalece.
Não estamos sozinhos, mas o Espírito Santo está conosco e como o s Apóstolos saímos do Cenáculo falando as maravilhas de Deus sem medo.

-Tenho medo de falar e de viver como ensina Jesus?

2-PRESENÇA QUE EXPANDE
“Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio” (Jo 20,21)
Jesus aos nos conceder Seu Espírito, concede-nos uma missão.
A presença do Espírito Santo em nós não é para ficarmos de braços cruzados, querendo tudo resolvido, mas o Espírito Santo nos motiva e impulsiona a sair de nossas seguranças de nosso fechamento e expandir nossos horizontes criando novos laços, relações.
Os discípulos ao ficarem repletos do Espírito Santo saem para anunciar diversas línguas. O Espírito Santo nos impulsiona a derrubar qualquer barreira.

-Tenho expandido minha vida, meus dons, meus relacionamentos?

3-PRESENÇA QUE ALEGRA.
Se antes era o medo, a tristeza que reinava no coração dos discípulos, agora ao “ficarem repletos do Espírito Santo” (At 2,4) se tornaram discípulos alegres e que promovem a alegria.
A presença do espírito Santo não é para condenar, julgar, mas como disse Jesus no Evangelho, após soprar o dom do Espírito Santo é fazê-lo instrumentos de amor que promove perdão.
O perdão gera alegria para quem recebe e para quem oferece.

-Tenho perdoado? Tenho pedido perdão?

A festa de hoje revela que Deus não cansa de nos amar e ao perceber nossa tristeza, nosso medo e nosso fechamento nos envia Seu Santo Espírito para ser uma presença que fortalece, que expande e que alegra. Que possamos permitir que o Espírito Santo nos encha com sua presença como fez com os Apóstolos.

CLIQUE AQUI PARA VIDEO

FONTE: Pascom Paroquial