2º DIA TREZENA SANTO ANTONIO

Segundo dia da Trezena do Padroeiro Santo Antônio celebramos a Santa Missa as 19h30 na Igreja Matriz. Hoje acolhemos embora virtualmente as pastoral Vocacional e as comunidades Santa Teresa de Calcutá e Santa Luzia e os convidados: Bancos, Escritórios de contabilidade, imobiliárias, cartório e advogados.

Juntos meditamos o Tema do dia “Segunda vocação: São Francisco de Assis”.

Padre Wellington nos ensina:
Neste segundo dia de nossa trezena meditamos o segundo chamado que Deus faz na vida de Fernando.
Deus utiliza do ordinário para fazer o extraordinário. Deus não desceu do céu para dizer a Fernando que queria que fosse franciscano, mas através do jeito de ser de 5 frades franciscanos que fez o coração de Fernando arder; os olhos brilharem e a mente pensar em outras oportunidades. E é no dia-a-dia que Deus nos fala.
Vejamos a historia da vida de Fernando. Ele tinha trabalhos nos mosteiros, ele estava encarregado de ser o porteiro acolhendo os hospedes. Num certo dia aparecem 5 homens vestidos de tecido de saco, descalços e irradiantes de alegria, com autorização do papa para irem pregar o Evangelho aos sarracenos que era o desejo do fundador São Francisco de Assis.
Fernando muito acolhedor os recebeu e os questionava porque não tinha conhecimento de ordens religiosas que não fosse de mosteiros.
Estes freis franciscanos vão ao Marrocos e depois de 5 meses o rei de Portugal traz para Coimbra os restos mortais destes franciscanos que foram maltratados, presos, flagelados e mortos pelo sultão.
Houve uma bela procissão e diz que o cavalo que transportava as relíquias parou na frente do mosteiro de São Vicente onde morava Fernando. Então entenderam que ali era o local onde Deus queria que estes freis fossem sepultados.
Fernando rezava junto do túmulo destes freis e dentro dele brotava o desejo de ser mártir, de morrer pelo Evangelho.
Então Fernando pediu permissão aos superiores e foi acolhido pelos franciscanos.
Na capela dos Olivais simples, Fernando é despido de suas vestes de cônego regular de Santo Agostinho e é revestido pela veste simples e escura dos franciscanos, Fernando muda de nome, agora passa a ser chamado de Antônio.
Nesta etapa da vida de Antônio podemos aprender com ele mais 2 passos no caminho da santidade que são:

1-ABERTURA.
Fernando tem um coração aberto para acolher o que Deus deseja dele. Ele não se sente pronto, acabado, mas pelo contrário, está sempre atento aos sinais de Deus nos acontecimentos de sua vida. Como porteiro, viu naqueles frades que ele não conhecia e que no início achou que eram hereges e depois, diante das relíquias, do martírio destes freis, Fernando percebe que Deus quer algo a mais dele.

-Será que olhamos para os acontecimentos de nossa vida e estamos abertos para perceber o que Deus quer de nós?

2-CORAGEM.
Fernando não somente estava aberto e percebeu a vontade de Deus, como teve a coragem de realizar essa vontade.
Ele sai de um mosteiro que lhe dava proteção, segurança para uma vida itinerante e mendicante. Troca as vestes finas de cônego por remendos dos franciscanos, troca de nome para marcar que sua vida mudou.

-Temos a coragem de mudar nossa vida a partir daquilo que Deus deseja?

CLIQUE AQUI PARA VIDEO

FONTE: Pascom Paroquial