4º DIA TREZENA SANTO ANTONIO

Neste 4º dia da trezena de Santo Antônio meditamos o Tema de hoje: “Vida contemplativa – Revelação do seu talento”.
Nossa paróquia recebe virtualmente as pastorais: Pastoral da Criança, Oficina de Oração e a Comunidade Santa Rita do bairro Pedra Branca.
Recebemos também os convidados: Atacadistas de Flores, Floriculturas e Transportes.

Nesta noite Padre Wellington dando sequencia na meditação da Vida de Santo Antônio nos apresenta:

Nesta 4ª noite de nossa Trezena vamos percebendo a docilidade de nosso padroeiro que se deixa conduzir pela vontade de Deus.
Devido à tempestade indo para na Sicília e por capricho divino São Francisco convoca os freis para um capítulo em Assis, na qual foi chamado Capítulo das Esteiras. Todos os freis e alguns Cardeais ficaram na esplanada da capelinha de Nossa Senhora dos Anjos (Porciúncula). E assim Francisco ouvia e partilhava as experiências de cada lugar. No final do Capítulo cada frei partiu para sua missão e Antônio como era desconhecido ficou só, mas um frei se aproximou e os dois se apresentam e o convida para ser o Sacerdote da fraternidade do Frei Graciano no Monte São Paulo na Emília Romagna.
Nesta pequena cidade possuía uma gruta que se tornou a cela de Antônio onde passava várias horas em vigília, penitência e meditações.
Foi muito provado, tentado, mas nas orações encontrava forças para resistir.
Antônio serviu a comunidade com muita humildade e amor, na cozinha, na limpeza e assim ocultava toda a formação intelectual que possuía.
Mas em 19 de março de 1222 os freis foram convidados para uma ordenação na cidade de Forli e La o bispo pediu que o superior dos franciscanos desse uma palavra sobre o ministério sacerdotal, mas este não aceitou e fez aos dominicanos para tal missão que também não aceitaram. Então o bispo aponta para Antônio que tenta se esquivar, mas sua humildade e obediência aceita a missão.
Todos olham e ninguém dá valor a Antônio, mas Deus faz brilhar o dom que havia dada a Antônio e ele multiplicou muito este dom com sua dedicação, que até então estava oculto, o dom da pregação.
Antônio começa a pregação falando da Carta de São Paulo aos Filipenses: “Cristo se fez obediente por nós até a cruz” (cf Fl 2,8) e toda a assembleia fica admirada com tal pregação nunca antes ouvida.
Nesta etapa da vida de Antônio vemos mais uma vez sua escolha de fazer a vontade de Deus e nos ensinar a santidade.

Aprendamos com nosso padroeiro duas atitudes para a santidade diante de nossas qualidade:

1-HUMILDADE.
Antônio é muito humilde, não quer aparecer, não quer gloria, não quer fama. Ele tem consciência de suas qualidades, mas em momento algum as utiliza para se engrandecer ou humilhar os outros.
É humilde porque faz com amor e na gratuidade aquilo que lhe pedem.
Exemplo: limpeza e cozinheiro na comunidade, pregação na ordenação.

-Sou humilde como Antônio diante de minhas qualidades? Gosto de aparecer, de exaltar meus dons?

2-OBEDIÊNCIA.
Antônio obedece, isto é, escuta com atenção aquilo que lhe é solicitado. Ele faz com amor a ordem que lhe é dada. Na pregação na ordenação cumpre o pedido sem preparar e coloca a serviço tudo aquilo que aprendeu com os livros no Convento em Coimbra. Antônio não guarda para si os dons que Deus lhe deu, mas partilha quando foi solicitado sem engrandecimento.

-Partilho os dons que Deus me deu?

Com estas duas atitudes o nosso padroeiro nos ensina o caminho da santidade diante de nossas qualidades.

CLIQUE AQUI PARA VIDEO

FONTE: Pascom Paroquial