5º DIA TREZENA SANTO ANTONIO

Hoje estamos celebrando o 5º dia da Trezena de Santo Antônio de 2020, e sob forte preocupação por termos esta grave pandemia do coronavirus-covid-19 assombrando nossas vidas, precisamos nos apegar às coisas belas da nossa fé que nos fortalecem e nos animam a enfrentarmos esse momento difícil.

Nesta sexta-feira dia 5 de junho nossa paróquia celebra meditando no tema: ”PODER APOSTÓLICO”.
Recebemos as pastorais e comunidade: Catequese do Crisma, RCC, Pastoral da Sobriedade e Comunidade Santa Cecília.
Acolhemos nossos convidados do dia de hoje: Comércios de decorações, Empresas de Eventos, Buffet´s e Atacadistas de Frutas.

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa continua tecendo seu ensinamento sobre a vida de Santo Antônio nos dizendo:

Neste 5º dia de nossa trezena vemos mais uma etapa da vida de Antônio e como responde com santidade, isto é, sempre fazer a vontade de Deus.
Vimos que Santo Antônio revelou o talento dado por Deus na pregação na ordenação dos freis em Forli que deixou todos admirados e sua fama de excelente pregador chegou aos ouvidos de Francisco de Assis, que exclamou: “Agora temos um bispo”.
Frei Antônio sai do Monte São Paulo e vai para a região da Romagna, região de gente faminta de Deus.
Frei Antônio possui um grande vigor e muita dedicação em suas pregações que atingia a todos:
-argumentava com os incrédulos;
-exortava os bons;
-repreendia os ímpios;
-ninguém ficava sem o pão da palavra.

Frei Antônio não tinha medo do que falava e para quem falava. Os poderosos ficavam furiosos, os que não aceitavam a conversão levantavam calúnias, expunham defeitos, faziam chantagem.
Frei Antônio também não se deixava levar pelos elogios, presentes, fama; sua popularidade não o perturbava e nem o fazia escravo.
Frei Antônio estava livre do medo e da fama e ao relembrarmos sua história vemos claramente a mão de Deus conduzindo tudo. O tempo que Antônio foi cônego regular de Santo Agostinho em Coimbra ele se dedicou muito aos estudos, e também o desejo que lhe brotou no coração de morrer por Cristo como aqueles freis franciscanos mortos em Marrocos o preparou para não ter medo da morte, das ameaças e também de todas as perdas.
Com esta etapa da vida de Frei Antônio podemos chamar de vida apostólica, isto é, enviado a missão para pregar; para colocar o seu dom, seu talento em prática.

-Como viver a santidade na prática do Don/talento/qualidade que Deus nos concedeu nos enviando em missão?

Nosso padroeiro nos aponta 2 atitudes:

1-DEDICAÇÃO.
Santo Antônio é super dedicado na missão que foi confiada de usar seu talento para pregar a Palavra de Deus.
Sua dedicação é expressa no seu vigor, no seu entusiasmo que não se deixa cansar, que não tem tempo para si e que se preocupa em fazer com que o Evangelho chegue a todos de forma compreensível para cada um, adapta sua linguagem diante da situação e do publico que o escuta.

-Será que dedicamos nossos dons/talentos para fazer as pessoas experimentarem o amor de Deus como fazia Santo Antônio em suas pregações?

2-CORAGEM;
Santo Antônio é corajoso! Não tem medo de perder a fama; de ser criticado; de ser ameaçado; de perder amizades, bens e até mesmo a vida.
O único medo de Antônio é trair o Evangelho.
É adocicar a verdade do Evangelho ao gosto do ouvinte. Santo Antônio não quer ter fã clube, mas irmãos que vão para a eternidade.

-Será que temos esta mesma coragem de Antônio de perder tudo nesta vida, mas não trair a vontade de Deus?

-Uso o dom que Deus me deu par o meu bem ou para ser fiel ao que Deus deseja, mesmo que isto me custe perder muitas coisas?

Nosso padroeiro viveu o Evangelho de Mt 16,25 que Diz: “Aquele que perde sua vida por causa de mim a encontrará”.

Que estas atitudes exemplares de Santo Antônio (dedicação e coragem) possamos também nós exercermos o dom que Deus nos deu com santidade.

CLIQUE AQUI PARA VIDEO

FONTE: Pascom Paroquial