6º DIA TREZENA SANTO ANTONIO

Ao celebrar o 6º dia da Trezena de Santo Antônio de 2020, Sábado, nossa paróquia celebra meditando no tema: ”Santo Antônio, lente de teologia”.

Recebemos as pastorais e comunidade: Catequese de 1ª Comunhão, Pastoral do Batismo e Comunidade Nsª. Srª. Aparecida;
Acolhemos nossos convidados do dia de hoje: Loja de Cosméticos, Profissionais de Estética, Cabeleireiros e Barbearias.

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:
Continuando a meditar a vida de Santo Antônio e como ele faz suas escolhas de acordo com a vontade de Deus. Em cada situação de sua vida, vemos hoje que o dom/talento dado por Deus a Antônio vai crescendo cada vez mais.
Diante de tantas heresias (falsas doutrinas) que se alastram, Antônio é chamado a ser professor de teologia para os freis franciscanos, daí o nome lente da teologia como era chamado neste período da historia.
Antônio se dedica a ensinar os fieis não apenas para matar a curiosidade destes freis ou os tornarem intelectuais, mas os formam para a missão de anunciar.
Com esta missão de Antônio de ensinar, o fundador da ordem religiosa, São Francisco de Assis envia-lhe uma carta o recomendando a não se esquecer da oração. Recomendação que fez Antônio seguir e ensinar os fieis com palavras e exemplos.
Para Frei Antônio somente o conhecimento, a letra é algo frio, mas quando unido a uma vida de oração ganha sabor e ardor o que se aprende.
Nesta carta de Francisco, Frei Antônio tem a certeza que está fazendo a vontade de Deus e da Igreja.

Como viver a santidade na missão que Deus nos confia? Nos ensina nosso padroeiro com 3 atitudes:

1-DESAPEGO.
Frei Antônio ao receber a missão de ensinar teologia aos fieis não tem medo de formá-los para serem independentes dele; para serem adultos, maduros e corajosos para propagar a verdadeira fé, santidade na missão é preparar, formar o discípulo sem medo de superar o mestre.

-Será que na missão que recebemos temos medo, ciúmes do outro ser melhor do que eu naquilo que faço?

2-UNIÃO.
Frei Antônio ao receber a carta de São Francisco que o instrui nesta missão de professor, revela sua comunhão com a Igreja representada no seu superior São Francisco e com a vontade de Deus.
Santidade é cumprir a missão em união com os ensinamentos da Igreja e com a Palavra de Deus.

Será que na minha missão faço e ensino somente no meu jeito, naquilo que eu gosto?

3-ORAÇÃO.
A carta que São Francisco envia a Antônio o recomenda a não esquecer da vida de oração perante os estudos.
Santidade é uma vida de oração!

-Será que a oração está em 1º lugar em minha vida?
Com estas 3 atitudes (Desapego, União, oração) Santo Antônio nos ensina a ser santo na execução da missão que Deus nos deu.

-Tenho sido desapegado, estado em união com a Igreja e rezado?

CLIQUE AQUI PARA VIDEO

FONTE: Pascom Paroquial