7º DIA TREZENA SANTO ANTONIO

Ao celebrar o 7º dia da Trezena de Santo Antônio de 2020, Domingo, nossa paróquia celebra meditando no tema: ”Santo Antônio em Puy novos milagres”.

Recebemos as pastorais e comunidade: Terço das Mulheres, Terço dos Homens, Liga de São José, Comunidade São Jose e Comunidade São Camilo.
Acolhemos nossos convidados do dia de hoje: Ópticas, Farmácias, Academias e gráficas.

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:

Nesta 7ª noite de nossa trezena em louvor ao nosso padroeiro meditaremos a etapa de sua vida em Puy.
Em 1225, frei Antônio dirige-se para Puy em Velay, para ser guardião deste convento. É a primeira vez que Antônio será superior de uma casa franciscana e deverá conduzir os freis na regra de São Francisco.
Santo Antônio como guardião sabia corrigir e curar e seu êxito se deve ao exemplo que dava aos seus subordinados.
Nesta cidade, Antônio continua sua missão de pregador que é o seu talento dado por Deus. Vários acontecimentos se deram nessa cidade nas pregações de Antônio. Apresento (2) duas:

Num domingo enquanto frei Antônio pregava uma mulher de classe nobre o ouvia com muita atenção e gerava em seu coração atitudes de conversão. Vendo isso satanás se transformou em carteiro e se aproximou desta dama com cartas nas mãos e anunciou que seu filho foi preso, torturado e morto na guerra. Mas Antônio no púlpito pregando o Evangelho percebeu a perturbação do maligno e diz a mulher: não temais irmã, seu filho está vivo e de boa saúde, este carteiro é o demônio e no mesmo instante o diabo sumiu. Com certeza esta mulher no meio da pregação deve ter se distraído da pregação preocupada com o filho e Antônio ao perceber sua distração a adverte para a escuta da Palavra de Deus.
Outro fato interessante foi que não havia Igreja grande para acomodar as pessoas que queriam ouvir a pregação de Antônio, então o bispo da cidade organizou uma procissão até um campo ao ar livre. Durante a pregação de Antônio formou-se uma tempestade e Antônio orienta para o povo confiar em Deus e que nenhuma gota d´água irá cair sobre eles. Dito é feito !!!
Choveu ao redor, mas sobre o povo não choveu.
Com estes dois acontecimentos, frei Antônio nos ensina como ser santo diante da oposição no cumprimento de nossa missão. Ele nos ensina duas atitudes que são:

1-FIRMEZA.
Frei Antônio nos dois casos se mostra firme e com isso oferece segurança aos seus ouvintes. Ele não fica bravo, não desanima, não para de pregar porque está ouvindo, pelo contrario com firmeza continua sua missão.
No cumprimento de nossa missão, quando aparece oposição eu continuo firme ou fico triste, abalado?

2-PERSEVERANÇA.
Frei Antônio não desiste da missão porque as pessoas estão distraídas. Ele anima conforta e orienta seu povo, pois o maior perigo é não escutar a Deus.

-Sou perseverante na missão que Deus me deu ou desisto fácil na primeira dificuldade?
Que seguindo o exemplo de Santo Antônio possamos escolher ser santo no cumprimento de nossa missão confiado por Deus a nós através da firmeza e da perseverança diante dos obstáculos.

CLIQUE AQUI PARA VIDEO

FONTE: Pascom Paroquial