8º DIA TREZENA SANTO ANTONIO

Ao celebrar o 8º dia da Trezena de Santo Antônio de 2020, nossa paróquia celebra meditando no tema: ”Guardião em Limoges, o menino repousa em seus braços”.

Recebemos as pastorais e comunidade: Equipe Mãe Rainha, Auxiliares e Coroinha, Comunidade Nsª. Sr. da Penha
Acolhemos nossos convidados do dia de hoje: Lojas de materiais de construção e Agropecuárias.

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:

Nesta segunda-feira, 8º dia da Trezena de Santo Antônio de 2020, nossa paróquia celebra meditando no tema: ”Guardião em Limoges, o menino repousa em seus braços”.

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:

Nesta 8ª noite de nossa trezena, contemplando mais uma etapa da vida de Santo Antônio que nos ensina a viver na santidade.
Santo Antônio é designado a ser guardião do convento franciscano em Limoges na França e que desempenha com muita dedicação.
Um noviço procura frei Antônio querendo sair da ordem, desanimado consigo mesmo diante de tantas tentações. Frei Antônio sopra sobre ele e diz recebe o Espírito Santo que o faz cair no chão, ao levantar inicia um novo jeito de ser. Santo Antônio como superior anima, ajuda, tem paciência com os mais frágeis.
Outra situação do convento foi a falta de alimentos que faz Antônio pedir porá uma conhecida sua um pouco de legumes de sua horta. Esta amiga pede a sua criada para buscar na horta e levar ao convento, mas começa uma forte chuva e a criada leva os legumes sem se molhar.
Com este fato se aprende que cuidar das coisas de Deus daz Deus cuidar de nós.
Nosso padroeiro continua sua vida itinerante e um senhor nobre lhe ofereceu hospedagem e Antônio aceitou. Como possui uma vida intensa de oração, Antônio entra no quarto reservado a ele e passa momentos de profunda contemplação.
O dono da casa de madrugada percebe que uma luz saia do quarto de Antônio e pelo buraco da fechadura este homem vê a Virgem Maria entregando o Menino Jesus Santo Antônio o acariciando e o Menino Jesus lhe fala aos ouvidos e neste momento Antônio vai ao encontro desse homem e lhe pede que no memento não conte a ninguém o que viu, apenas após sua morte.
Santo Antônio é o amigo do Menino Deus que se encarnou para nos salvar.
Com este milagre na vida de santo Antônio, ele nos ensina a viver na santidade diante das graças que Deus nos dá.
Para isso nos apresenta três gestos peculiares:

1-CARIDADE.
Na graça de que Deus lhe concedeu de ser superior do convento, Antônio não usa seu cargo, autoridade para fazer mal, pelo contrário ajuda os mais frágeis, foi o que fez com o noviço que queria sair do convento. Antônio foi caridoso tendo paciência, incentivando-o e acreditando no noviço.

-Na posição que me encontro sou capaz de ser caridoso em ajudar ou cruzo meus braços para criticar?

2-GRATIDÃO.
Na falta de comida de seu convento Antônio vai em busca de auxilio para socorrer os seus irmãos. Não tem medo de pedir, de buscar ajuda e ainda recompensar seus benfeitores com sua oração e graça.

-Sou grato para com aqueles que me ajudam?

3-ESCONDER.
Diante da graça de poder receber o Menino Jesus em seu colo, Antônio pede para o anfitrião que o recebeu e teve a visão para que não ocnte a ninguém o que viu.
Antônio não quer fama porque reza; não quer aparecer que é homem de oração; não quer crescer e se exaltar.

-Escondo minhas boas atitudes?

Com estes três gestos: Caridade, gratidão e Esconder, nosso padroeiro Santo Antônio ensina o que é santidade diante das graças que Deus nos concede.

CLIQUE AQUI PARA VIDEO

FONTE: Pascom Paroquial