9º DIA TREZENA SANTO ANTONIO

Hoje, 9º dia da Trezena de Santo Antônio de 2020, nossa paróquia celebra meditando no tema: ”Santo Antônio em Roma e Assis. Missão em Rimini onde prega aos peixes”.

Recebemos as pastorais e comunidade: Pastoral da Acolhida, Pastoral do Dízimo e Comunidade Nsª. Srª. das Graças.
Acolhemos nossos convidados do dia de hoje: Papelarias, Móveis e utilidades.

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:

Nesta 9ª noite da trezena de Santo Antônio, acompanhamos mais uma etapa da sua vida e como ele correspondia com santidade a vontade de Deus.
Após ser o guardião em Limoges, Antônio vai a Roma onde no tempo de quaresma prega ao Papa Gregório IX, que o denomina “Arca do Testamento” porque Antônio possuía toda a Sagrada Escritura decorada. Se queimassem todas as Bíblias no mundo, Antônio poderia reescrevê-la. Neste dia Antônio pregou e todos os cardeais vindos de vários países da Europa e eles o entendiam plenamente, foi o 2º pentecostes dizem os biógrafos antonianos. Após este acontecimento, Antônio parte para Assis junto ao tumulo de São Francisco e participou do capítulo de ordem que elegeu o novo superior dos frades menores.
Antônio foi designado como provincial de toda a região da Emilia Romagna na Itália e como grande obediente passou por todas as cidades desta região pregando, incentivando os frades e o povo.
Um fato muito conhecido em toda historia da vida de Antônio é sua pregação na cidade de Rimini.
Havia nesta cidade muitos hereges e Antônio se preocupa em pregar o Evangelho para voltarem AA verdadeira fé. Pregou vários dias, mas continuavam com o coração e a mentes fechadas à verdade do Evangelho, ao ponto de não quererem mais ouvir Santo Antônio.
Após rezar Antônio se dirige para a encosta do rio que desemboca no mar Adriático e começou a pregar. Os peixes colocaram a cabeça para fora d´água para o escutar.
Quanto mais Antônio pregava mais crescia a quantidade de peixes para o escutar.
A noticia do fato se espalhou pela cidade e todo o povo correu à beira do ria para ver e escutar Antônio e muitos hereges se converteram.
Este acontecimento nos ensina como guardar e defender a nossa fé diante das heresias e nisto encontrar a santidade.
Com isto Santo Antônio nos ensina duas atitudes:

1-CONVICÇÃO.
Santo Antônio é convicto em sua fé Católica que recebeu de seus pais e aprofundou em seus estudos e vida e por isso mesmo, todos da cidade de Rimini tendo outra fé, pensando diferente dele, ele estava convicto que estava certo e não duvidou ou misturou sua fé.

-Será que temos convicção de nossa fé Católica? Não misturamos as diferentes religiões com nossa fé?

2-FIDELIDADE.
Antônio é fiel a missão que Deus lhe confiou mesmo diante da humilhação e da rejeição em não ser ouvido em Rimini. Já que o povo não o escuta, ele pensou empregar para quem deseja ouvir. Antônio não desanima e não trai a sua fé para ser ouvido e ter popularidade.

-Será que somos fiéis a Deus e ao Evangelho mesmo quando não somos ouvidos e somos rejeitados?

Que nosso padroeiro nos ensine a convicção e a fidelidade de nosso a fé nestes tempos de heresias.

CLIQUE AQUI PARA VIDEO

FONTE: Pascom Paroquial