10º DIA TREZENA SANTO ANTONIO

Hoje, 10º dia da Trezena de Santo Antônio de 2020, nossa paróquia celebra meditando no tema: ”Santo Antônio com o tirano Ezelino – O coração do usurário”.

Recebemos as pastorais e comunidade: Grupo Mães que oram pelos filhos, Grupo de Jovens e Comunidade Frei Galvão.
Acolhemos nossos convidados do dia de hoje: Supermercados, Restaurantes, bares, hamburguerias, varejões padarias sorveterias, docerias e comércio de gás.

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:
Nesta 10ª noite de nossa trezena de nosso padroeiro vamos aprender com ele a santidade diante da maldade.
Na região onde Santo Antônio era provincial existia um grande tirano que era muito malvado com suas torturas etc.
Antônio sai de Pádua e cai a pé até o castelo de Ezelino suplicar a soltura de prisioneiros.
Ao ser recebido Ezelino faz vários desaforos a Antônio, provocando-o e querendo lhe tirar fora do sério.
Frei Antônio pede a Ezelino misericórdia para com os prisioneiros e com o povo com o qual tem feito grandes maldades.
Diante do pedido de misericórdia Ezelino responde a Santo Antônio que ele é o diabo da Lombardía e Santo Antônio diz que não, mas que Ezelino
é um filho rebelde de Deus.
Ezelino oferece um jantar a Antônio que responde: não quero comida ganha com derramamento de sangue.
Ezelino o ameaça dizendo que num estralar de dedos seus soldados podem matá-lo.
Santo Antônio não se intimida e não demonstra medo e responde se for vontade de Deus eu aceito.
Ezelino percebe que Antônio é realmente um homem de Deus e começam uma grande conversa no qual Antônio vai mostrando que Ezelino não é forte e livre, mas fraco e escravo do dinheiro e que tudo está perdido.
Ezelino manda soltar os prisioneiros e oferece um belo cálice de ouro e Antônio não aceita dizendo: a única coisa ganha com derramamento de sangue que eu quero é a sua alma. Cristo derramou seu sangue por isso.
Ezelino ao ouvir isso lembra que seu pai sempre falava que a fraqueza diante de Deus é força e entendeu esta afirmação no diálogo com Santo Antônio.
Diante da maldade, Santo Antônio nos ensina três atitudes que nos faz santos e vencedores do mal.

1-TRANSPARÊNCIA.
A primeira atitude que Santo Antônio tem para com este tirano é ser transparente indo de frente com o poderoso falar a verdade sem agressividade. Esta transparência foi o primeiro passo para a abertura do coração do tirano, pois ninguém nunca fora transparente com ele, de dizer a verdade face a face.

-Somos transparentes ou falsos?

2-CONFIANÇA.
A segunda atitude é a confiança em Deus.
Santo Antônio confia em Deus por isso não teme. Sabe que o que esta fazendo não é para o bem próprio, mas para o bem dos outros e também que tudo nesta vida é passageiro e que a morte é a oportunidade de ver Deus como diz São Francisco.

-Confio em Deus diante do mal, não tendo medo de sofrer pelo bem

3-COERÊNCIA.
A terceira atitude é a coerência de Santo Antônio por duas vezes Ezelino tenta compra Santo Antônio tentando desta forma desmoralizá-lo. Tanto com a comida como com o cálice de ouro. Mas Antônio é coerente não aceita e nisso conhece o tirano.

-Sou coerente ou me vendo?

Com estas três atitudes (Transparência, confiança e coerência) podemos vencer a maldade com santidade.

CLIQUE AQUI PARA VIDEO

FONTE: Pascom Paroquial