CORPUS CHRISTI - 11º DIA TREZENA SANTO ANTONIO

Comemoramos neste 11º dia da trezena a Festa de Corpus Christi, nossa paróquia celebra e medita no tema: ”Santo Antônio martelo dos hereges”.

Recebemos as pastorais e comunidade: Apostolado da Oração, Pastoral da Saúde e comunidade Santa Rita da Laranjeira.
Acolhemos nossos convidados do dia de hoje: Oficinas mecânicas, Auto peças, Auto elétricas, Postos de Gasolina e Lava-rápidos.

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:

“Nenhum povo recebeu tanto carinho”, diz o Salmo 147 que cantamos hoje.
Recebemos o carinho abundante de Deus para conosco que no deserto dessa vida a caminho da Terra Prometida, Ele nos dá o Pão do Céu.
Jesus é o Pão descido do céu que nos alimenta, nos sustenta e nos salva.
-Porque Jesus quis se fazer Pão?

Por três razões, que são:

1-PARA ELIMINAR AS DISTÂNCIAS.
Pão é alimento para todos. Jesus veio para todos e ao se fazer pão elimina as distâncias e assim pode permanecer em nós.
“Quem como a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”.

2- PARA NÃO ESQUECERMOS DELE.
“Aquele que recebe como alimento viverá por causa de mim” O pão ao nos alimentar nos dá força para o corpo viver. Jesus o Pão da vida nos inspira, motiva e dá razão para viver.

3-PARA NOS AMAR.
“Aquele que come deste pão viverá para sempre”.
O pão nutre nosso organismo. Oferecer para tomar um café em casa é oferecer carinho, acolhida e amor.
Jesus o Pão da vida se oferece a nós por amor para nos salvar.
Diante destas três razões que faz Jesus se fazer pão que nosso padroeiro vive sua fé na presença viva e real de Jesus na eucaristia.
Santo Antônio é apaixonado por Jesus Eucarístico e propaga a f[e na Eucaristia.
Em toulosa na França, Santo Antônio como grande pregador do evangelho ensina a fé na Eucaristia, mas havia na cidade muitos hereges que não acreditavam na presença de Jesus na eucaristia, assim como no evangelho de hoje quando os judeus não aceitavam o ensinamento de Jesus de que Ele é o Pão que desceu do céu; que o Pão que Ele nos dá é seu corpo.

Um herege desafiou Santo Antônio dizendo:
“Deixarei minha mula três dias sem comer, presa e daqui há três dias neste lugar você traga o Ostensório e eu trarei feno e água e soltarei a mula. Se ela se ajoelhar diante da hóstia eu acreditarei que Jesus está na Eucaristia”. Santo Antônio aceitou o desafio.
No dia marcado toda a cidade se reuniu para ver tal acontecimento, tantos os católicos quanto os hereges. Quando o homem soltou a mula ela correu e dobrando as duas patas da frente diante de Santo Antônio com o ostensório nas mãos. Todos ficaram admirados e se ajoelharam pedindo perdão e se convertendo a presença viva e real de Jesus na Eucaristia.
Nesta festa de Corpus Christi, nosso padroeiro com este fato em sua vida nos ensina três atitudes diante de quem nós nos ajoelhamos.

1-BENS.
O herege não acreditava que Jesus é a Hóstia Consagrada por isso não dobrava seu joelho, isto é, sua vida para a Eucaristia. Ele dobrava seu joelho, isto é, se submetia aos bens materiais aquilo que lhe satisfazia, poi isso deixou a mula sem comer por três dias para que quando fosse solta ela mostrasse para todos que nos ajoelhamos somente para o que nos satisfaz.

- Me ajoelho apenas para os bens materiais?

2-LIBERDADE.
A mula depois de três dias presa e com fome ao ser solta estaria livre para correr para onde queria e buscar solução para seu sofrimento que é a fome. Este sentimento de liberdade muitos se submetem, se ajoelham para ele se tornando escravos da pseudo liberdade.
-Me ajoelho à liberdade? Só faço o que quero e quando quero?

3-DEUS.
A mula não foi se ajoelhar no feno e nem correu pra a liberdade, mas se ajoelhou diante do Pão descido do Céu, do Pão mais simples que existe apenas farinha e água, a hóstia consagrada; pois percebeu que Deus poderia querer ser tão simples, tão pequeno, tão frágil para expressar o tanto que Ele nos ama eliminando a distância e sendo nosso sustento verdadeiro.
Dobrar o joelho diante de Deus é permitir que Ele conduza a minha vida.

- Me ajoelho diante de Deus? Minha escolha e atitudes são orientadas por Deus?

Que esta festa de Corpus Christi possa nosso Padroeiro Santo Antônio nos
Mostrar o Pão Vivo descido do Céu para nos ajoelharmos diante Dele, isto é viver para Ele e com Ele.

CLIQUE AQUI PARA VIDEO da Missa

CLIQUE AQUI PARA bênção no Lar