Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
DIA DE SANTO ANTÔNIO

 
Imagem

Dia de Santo Antônio, como nos sentimos preparados para este dia!
Depois de 13 dias intensos de estudo e orações, hoje completamos meditamos o tema: ”As virtudes de Santo Antônio”.

Recebemos as pastorais e comunidade: Pastoral da Liturgia e os Ministros da Sagrada Eucaristia.
Acolhemos nossos convidados do dia de hoje: Escolas, Prefeitura, Departamentos e Policias.



Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:

“AS VIRTUDES DE SANTO ANTÔNIO”

O Evangelho e hoje que ouvimos percebemos Jesus que olha para a multidão e se compadece delas; isto é; sente em seu coração a mesma angústia que aquele povo está vivendo e afirma que elas parecem ovelhas sem pastor.
Esse olhar de Jesus transpassa toda a história e percebe que sempre a humanidade se encontra perdida, desorientada.
Jesus nos ensina a rezar e a pedir trabalhadores para a messe, pois são poucos os que trabalham para o bem.
No Evangelho Jesus chama pelo nome doze homens e lhes dá poder de fazer o bem; de cuidar e conduzir estas ovelhas perdidas;
Em 1195 nascia em Lisboa o menino Fernando de Bulhões que dentro de seu lar junto a seus pais foi aprendendo a escutar Jesus que o chamava ao ponto de entrar para a ordem dos cônegos regulares de Santo Agostinho na qual aprofundou nos ensinamentos de Jesus. Mas há 800 anos Deus o faz um novo chamado o de ser franciscano e que através do exemplo de cinco freis martirizados irá fazer Fernando se tornar Antônio, que a principio pensou em ser mártir, mas a tempestade, a enfermidade, o levaram para aquilo que Jesus sonhou e desejou para ele.
Nosso padroeiro Santo Antônio viveu plenamente o Evangelho de hoje, pois escutou Jesus o chamando, seguiu as instruções de Jesus e saiu de cidade em cidade pregando o Reino de Deus, curando e confortando os doentes, ressuscitando os desanimados, tristes e abatidos; purificando os leprosos amparando os que eram excluídos pelo preconceito e expulsando o mal da heresia, do pecado e da falta de fé; e tudo isso fazia sem receber recompensa alguma.
Hoje ao celebrar o seu dia queremos ser santo coo Antônio que teve as mesmas experiências que nós: família, comunidade, frustrações. Perseguições, enfermidades e morte.
A raiz para toda a santidade de Santo Antônio está na sua grande e mais importante virtude da qual nasce todas as outras virtudes e que o torna santo; esta virtude se chama: HUMILDADE.
Sem a humildade não é capaz de se ouvir Deus e fazer o que Ele deseja; e não há santificação.
A homilia que Santo Antônio fez e que se tornou publico seu grande dom de pregador começava justamente com o Capítulo segundo Carta de São Paulo aos Filipenses que diz: “Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus; Ele era Deus, mas renunciou o direito de ser tratado como Deus; esvaziou-se de si mesmo e se tornou escravo... humilhou-se a si mesmo fazendo-se obediente até a morte e morte de cruz”. (Fl 2,5-8)
Antônio pregou este texto porque se esforça para viver.
Para nosso padroeiro humildade é esvaziar-se de si. Nisto está a santidade.
Hoje nosso padroeiro nos ensina a virtude da humildade em três aspectos pra sermos santos em nosso dia-a-dia.

1-HUMILDADE COM DEUS.
Santo Antônio nos ensina a sermos humildes diante de Deus, vemos isso expresso em sua vida de oração.
Santo Antônio sentia necessidade de Deus; não vivia sem Ele. Se esvaziava de si mesmo deixando de fazer algo que lhe fosse agradável para estar com Deus e se colocar necessitado de Deus.

-Tenho uma vida de oração? Qual lugar a oração ocupa em minha vida? Rezo com humildade?

2-HUMILDADE COM O PRÓXIMO.
Santo Antônio nos ensina a humildade para com nossos semelhantes. Vemos em sua vida que era muito dócil com os pobres, os doentes, mas também firme com os poderosos, era muito obediente aos seus superiores.

-Como relaciono com as pessoas? Me sinto maior?

3-HUMILDADE CONSIGO.
Santo Antônio era humilde consigo mesmo. Diante de seu grande dom nunca permitiu que os elogios o tornasse cego. Sempre quis esconder sua capacidade intelectual. Antes de morrer pede o sacramento da confissão. Santo Antônio não se considera bom o bastante; tem consciência de suas fraquezas.

-Sou humilde comigo mesmo? Tenho consciência do que sou?

Nesta festa de Santo Antônio possamos aprender com ele a grande virtude da humildade para com Deus; com o próximo e comigo mesmo para sermos santos como tanto nos pede o nosso Deus.


CLIQUE AQUI PARA VIDEO da Missa

CLIQUE AQUI PARA Bênção e Levantamento do Mastro

CLIQUE AQUI PARA Procissão


FONTE: Pascom Paroquial
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE