Missa de São Camilo de Léllis

Nesta Terça-feira, 14 de julho, Pe. Wellington, Acessor Diocesano da Pastoral da Saúde celebrou na Paróquia Santo Antônio a Santa Missa em louvor ao Patrono da Pastoral a Saúde, São Camilo de Léllis.

Em sua homilia nos dizia:
Este é o convite para nós hoje na festa de nosso padroeiro São Camilo.
Permanecer no amor de Jesus é permitir que Ele nos ame e jamais duvidar de seu amor, até mesmo nas dificuldades e sofrimentos desta vida.
Ao contemplarmos a vida de São Camilo, podemos aprender com ele três atitudes sábias para vivermos este tempo de crise e tantos outros que poderão vir em nossa vida.
São Camilo permaneceu no amor de Jesus com estas três atitudes:

1 – Esperança
Sabemos que São Camilo desejava ser militar como seu pai, mas a boemia, vício do jogo o fez perder tudo o que tinha. Com o coração aberto escuta Jesus o clamando para a vida religiosa, entra na Ordem dos
Capuchinhos , mas não permanece muito, devido a uma enorme ferida no pé, que se torna incurável.
No hospital São Tiago, como não tem dinheiro para pagar, se coloca à disposição para ajudar os doentes, pois percebe que são todos muito mal tratados.
Esta ferida aberta nos pés, que era para ele se vitimizar ou se revoltar é o início de sua vida nos caminhos da santidade.
Quantas vezes também em nossa vida aparecem dificuldades, mas que são oportunidades para fazer a vontade de Deus?
São Camilo nos ensina que quando algo nos é tirado, precisamos seguir em frente, enxergando em cada mudança um redirecionamento de nossas vidas.

2 – Ajudar na nossa medida
Em situações difíceis achamos que não podemos fazer nada, nos vitimizamos.
Mas São Camilo nos ensina o contrário. Nos ensina a fazer sempre o bem que podemos.
No Hospital São Tiago, mesmo com a ferida nos pés São Camilo tratava com amor os doentes, servindo-os. Quando funda sua Congregação, mesmo com a ferida no pé, ele carrega doentes nas costas para ajuda-los. São Camilo nos ensina que mesmo neste tempo de pandemia, sempre podemos fazer o bem, precisamos ser criativos.

3 – Amor
Para São Camilo não basta ajudar! Só ajudar nos faz fazer as coisas por obrigação, na espera de retribuição e nos cansa. São Camilo ensina que, no ajudar, é preciso ter amor. Quando se faz por amor não se cansa, é espontâneo e criativo, e se alegra de ver o doente bem.
Por isso sua frase célebre: “Mais coração nas mãos”. É amar o doente como se fosse o próprio Jesus.
Amando em primeiro lugar, brotaram ideias para ajuda-lo a dividir as dores do corpo e da alma.
Neste tempo de pandemia precisamos amar!
Estas três atitudes (Esperança, Ajudar e Amar) nos faz permanecer no amor de Jesus, nos santifica e nos faz vencer este tempo difícil.

Conto uma história...

História São Camilo e o Crucifixo. Julho 2020

Quando Camilo iniciava seu trabalho de cuidado aos enfermos, reunindo um grupo de homens de boa vontade que se dispusessem a cuidar dos doentes com amor materno, ele se deparou com diversas barreiras e empecilhos. Em um desses momentos de dificuldade, Camilo teve uma profunda experiência com Jesus.

“Um dia, Camilo encontrou o quartinho-oratório todo revirado, o altarzinho desfeito e até o crucifixo no chão. Superado o choque, retomou a coragem, recolheu Jesus e o levou para o seu quarto. Mas se sentia desencorajado e desorientado. Energia, determinação, entusiasmo – já enfraquecidos por meses de críticas, zombarias, suspeitas, obstruções, sabotagens – estavam se apagando como uma vela, e Camilo via cada vez mais escuro o futuro do seu pequeno grupo. Camilo entrou em crise.

Por que tantas dificuldades, tantos problemas?', protestava ajoelhado diante do crucifixo. 'Tu não nos ajuda: talvez não quer que formemos esta companhia, talvez sejamos somente pobres iludidos e presunçosos. Faze-me conhecer a tua vontade, Senhor, e ajuda-me a realizá-la.'
O Crucifixo lhe respondeu. Enquanto o jovem rezava, Jesus desprendeu os braços da cruz, inclinou-se para ele e lhe disse: 'Por que você se tortura, Camilo? Não seja fraco, não se entregue: continue a lutar e perseverar. Vai ver que conseguirá, porque aquilo que está fazendo não depende de você, mas é obra minha”.

A prodigiosa revelação reacendeu no coração de Camilo um ardor que não se apagaria nunca mais. As palavras de Jesus – relatadas por Camilo aos companheiros – deram nova confiança a todos e os deixaram mais determinados a superar qualquer obstáculo e a levar adiante sua obra, ou melhor, a obra Dele”.

ASSISTA AQUI PELO YOUTUBE

FONTE: Pascom Paroquial