2º Dia da Semana Nacional da Família

2º DIA DA SEMANA DA FAMILIA

Teve como tema:

"Servir a Deus através das dificuldades em família"

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:

Todas as nossas famílias passam por dificuldades, pois nossa vida é feita de altos e baixos. A cada momento surge uma nova dificuldade. Para a Família de Nazaré não foi diferente, eles também enfrentaram diversas dificuldades. Desde o noivado até o fim, esta família encontrou problemas e desafios. A Família de Nazaré é sagrada por que diante das dificuldades souberam servir a Deus. O nascimento do filho Jesus foi um momento tão feliz e esperado, pois o filho é o próprio Deus, tanta ansiedade para ver o rosto do recém-nascido e no meio dessa grande alegria surge os imprevistos e desafios.
Em nossa família também é assim, quando nos preparamos para algo maravilhoso surge as dificuldades. E sempre queremos responsabilizar os outros por isso. No nascimento de Jesus, José e Maria enfrentaram grandes dificuldades: viagem de Nazaré à Belém; portas fechadas; sem enxoval para o pequeno. E é diante destes problemas que eles servem a Deus e nos ensina a sermos famílias em 3 atitudes:

1) UNIÃO:

“Subiu da Galileia da cidade de Nazaré, à cidade de Davi chamada Belém, para registrar-se com sua esposa que estava grávida”
(Lc 2, 4-5)
Diante da lei de Augusto todos tinham de se registar em sua cidade, José e Maria grávida vão para Belém. Um dos momentos mais difíceis e tensos do casal. Viagem longa, sem paradas, durante o dia um sol forte, durante a noite frio e Maria sentindo contrações, mas, em nenhum momento os dois se dividem. Estão juntos, caminham juntos, nos momentos de dificuldades são aconchego um para o outro.
Penso em José e nas suas dificuldades: preocupado com Maria, se ela está bem, se ela está confortável e com certeza fala coisas para anima-la.
Que nossas famílias possam ser unidas para enfrentarem as dificuldades, um se preocupando com o outro, encorajando, animando, ficando um ao lado do outro.

2) SEGUIR ADIANTE:

“Não havia lugar para eles nas hospedarias” (Lc 2, 7)
Que tristeza para José e Maria ao baterem de porta em porta de seus parentes e nenhum deles ofereceram abrigo. Com certeza não queriam trabalho, preocupações com este casal e o pequeno bebe que nascerá.
Como dói ser rejeitado e ainda mais pelos parentes. Com José e Maria não foi diferente.
O momento mais crítico deste casal no qual precisavam de ajuda, encontraram postas fechadas. Quantas vezes nossas famílias na hora das dificuldades, não encontram nenhum coração aberto para nos socorrer.
José e Maria nos ensinam a não ficarmos parados na rejeição, pois isto não resolvem nossos problemas ou melhor apenas piora. Mas nos ensina a seguir em frente e a buscar outras soluções.
Que nossas famílias, diante das dificuldades possa seguir em frente!

3) CRIATIVIDADE:

“Ela deu a luz ao seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura” ( Lc 2, 7)
No meio dos animais, num curral foi o lugar que José encontrou para sua mulher dar a luz ao seu filho.
Imagino o ambiente escuro, frio, barulhento por conta dos animais, cheiro forte dos animais, enfim, lugar muito precário. Mas José e Maria com seu amor são criativos e conseguem transformar o curral num belo quarto cheio de amor e ternura.
“Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura”. A ternura da mãe que com faixas tiradas de suas próprias roupas faz uma bela roupinha para o seu filho.
José fez o parto, cortou o cordão umbilical. Na pureza de bens materiais, na riqueza da criatividade que brota do amor. José e Maria nos ensinam que nas dificuldades o amor entre os dois e pela família devem gerar criatividade para transformar a realidade difícil em uma grande alegria.
Que com estas 3 atitudes possamos em família servir a Deus nas dificuldades.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A MISSA

Fonte: Paróquia Santo Antônio