3º Dia da Semana Nacional da Família

3º DIA DA SEMANA DA FAMILIA

Teve como tema:

“Servir a Deus na defesa da família”

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:

Em nossa vida além das dificuldades que aparecem, surge também os grandes perigos que desejam destruir nosso lar.
Com a Família de Nazaré não foi diferente. O evangelho que ouvimos nos mostra um grande perigo, Herodes ao receber a visita dos magos a procura do recém-nascido se sente ameaçado e decide matar todos os meninos de 2 anos para baixo. Algo chama a atenção em um bebê tão frágil que não consegue nem se alimentar sozinho, você sabe o que é?
Herodes tinha consciência do poder do amor em uma família. Quem são os Herodes de hoje que querem destruir nossas famílias?
Os vícios, as ideologias, os influenciadores digitais, o dinheiro, os modismos.
Mas existe Herodes dentro de cada um de nós, que também deseja destruir nossas famílias, como o individualismo, o egocentrismo, a teimosia, mágoa, o distanciamento.
É diante destes e de muitos outros Herodes que precisamos seguir o exemplos deixados por José e Maria para defender e proteger nossas famílias.
José e Maria servem a Deus quando defendem sua família. Nossas famílias vão servir a Deus também quando defenderem e protegerem seu lar.
Vamos aprender com 3 atitudes a defender nossas famílias como fez a Sagrada Família de Nazaré:

1) AGIR:

“Levante-se pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo” (Mt 2, 13)
José em sonho escuta a mensagem de Deus pelo Anjo Gabriel, para que ele se levante e proteja sua família. Quantos são os anjos que Deus coloca em nossas vidas nos alertando para sair do comodismo e proteger nossas famílias.
Levante-se = significa sair do que está cômodo, mudar de atitude. É dolorido mudar os nossos costumes, jeitos, para José não foi fácil ir para outro país, mas ele pensou em sua família. Em que precisamos “levantar”, isto é, agir para defender nosso lar?
EX: desligar a internet, conviver mais juntos.

2) PRONTIDÃO:

“José levantou-se de noite, pegou o menino e a mãe e partiu para o Egito” (Mt 2, 14)
José não espera o amanhecer; não procura ouvir das pessoas se é realmente verdade, mas ele tem prontidão, ainda a noite pega sua família e vai para o Egito com eles.
José percebe o risco que sua família corre, mas ele não pode esperar.
Como diz a canção: “Quem sabe faz na hora, não espera acontecer”
Ter prontidão é perceber os perigos que rondam nosso lar e agir imediatamente. Não podemos esperar dizendo: é fase, logo passa, etc.
EX: mudar e amigos; mudar seus comportamentos; cortar gastos.

3) PRUDÊNCIA:

“Quando soube que Arquelau reinava na Judeia como sucessor de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá... José pariu para a região da Galileia e foi morar numa cidade chamada Nazaré.
José é um homem prudente, mesmo que o anjo lhe avisou que poderia voltar, ele procurou saber quem era o sucessor de Herodes e preferiu ir para Nazaré.
José nos ensina que a prudência é essencial para proteger nossa família.
É preciso conhecer a realidade e ver se não é arriscado estar perto dos perigos.
José nos ensina que uma vez que mudamos nossas atitudes não podemos voltar a elas novamente, para não expor nossas famílias.
EX: voltar a beber, voltar com algumas “amizades”, pensar apenas em si mesmo.
Quantas vezes ouvimos: mudou por apenas uma semana.
Que nossas famílias possam servir a Deus defendendo nosso lar dos Herodes, através da ação, da prontidão e da prudência.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A MISSA

Fonte: Paróquia Santo Antônio