4º Dia da Semana Nacional da Família

4º DIA DA SEMANA DA FAMILIA

Teve como tema:

“Servir a Deus no amparo aos idosos”

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:

A família de Nazaré nos ensina a santificar nossas famílias servindo à Deus no amparo dos idosos.
Amparo aos idosos é manifestar amor aqueles que vos deram a vida e cuidaram de nós. A Sagrada Família é uma família temente à Deus por isso vive o 4° mandamento: Honrar pai e mãe.
Comtemplando o Evangelho de hoje percebemos o encontro de dois casais, um casal jovem e um casal de idosos. O motivo deste encontro é o recém-nascido, Jesus Cristo e neste encontro comtemplamos a missão dos idosos e como mais jovens ampará-los.
Vamos aprender neste encontro 3 atitudes:

1) ADMIRAR:

“O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito deles” (Lc 2,33)
O velho Simeão ao tomar o menino Jesus nos braços, louva a Deus, pois toda a esperança colocada a Deus não foi em vão. Deus não decepciona!
Os jovens precisam admirar os idosos que viveram em outras épocas e quantas lutas enfrentaram.
Admirar é escutá-los!

2) ABENÇOAR:

“Simeão os abençoou” (Lc 2,34)
Os avós tem por missão abençoar as novas gerações e também ensiná-los a rezar.
Os jovens precisam pedir a benção para os avós, rezar por eles, pedirem suas orações.
Abençoar e bendizer, isto é, dizer uma palavra de aconchego.

3) ACOLHER:

Simeão disse a Maria: “Este menino vai causar tanto de reerguimento como de queda para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição... e quanto a ti uma espada transpassará a alma” (Lc 2,34-35)
“Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos” (Lc 2,38)
É missão dos idosos aconselhar e orientar os mais jovens.
A velhice é a cidade da sabedoria, da liberdade e da experiência.
Escutar, se aconselhar com os idosos é dever e sinal de sabedoria para os mais novos. Acolher o idoso em seus ensinamentos e conselhos.
Os idosos nos ensinam até mesmo quando estão esquecidos, nesse momento eles nos oferecem a oportunidade de amar de verdade, isto é, amar sem receber.
Que a exemplo da Família de Nazaré possamos servir a Deus através do amparo aos idosos, expressos nas atitudes de admirar, abençoar e acolher.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A MISSA

Fonte: Paróquia Santo Antônio