5º Dia da Semana Nacional da Família

5º DIA DA SEMANA DA FAMILIA

Teve como tema:

“Servir a Deus na educação dos filhos”

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:

No dia do matrimônio o casal faz uma promessa à Deus de acolher com amor e educar na lei de Cristo e da igreja os filhos que Deus vos confiar
No dia do batizado das crianças é feita também essa mesma pergunta aos pais e padrinhos para poderem educar quem será batizado na fé.
A definição de educar consiste em mostrar o caminho, a melhor forma de ensinar é com o exemplo. Servindo à Deus quando educarmos nossos filhos.
Ouvindo o Evangelho, podemos aprender com José e Maria a servir à Deus educando nossos filhos tendo essas 3 bases da verdadeira educação:

1) EDUCAR PARA DEUS:

“Todos os anos os pais de Jesus iam para Jerusalém para a festa da Páscoa” (Lc 2,41)
José e Maria educam Jesus com seu exemplo. Eles cumprem toda a lei da religião judaica da época. Viajavam 4 dias de Nazaré a Jerusalém para a festa da Páscoa.
Jesus observa que aquilo que José e Maria rezam e falam a ele está em sintonia com suas atitudes. Jesus fica no templo e os pais voltam sem notar a sua ausência, quando notam, voltam e o procura em Jerusalém, quando encontram, Jesus vai dizer: “Porque me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?”
(Lc 2, 49)
Dizendo vocês me ensinaram que quando me sentir só e ficar perdido, deve procurar a casa do pai!
Será que ensinamos nossos filhos a buscarem, conhecerem, experimentarem a Deus?
Mostramos o caminho de Deus que é a oração, a caridade, a participação na igreja? Educamos para que eles entendam que nossa vida não acaba no cemitério?

2) EDUCAR PARA A SOCIEDADE:

“Todos que ouviam o menino ficavam maravilhados com a sua inteligência e suas respostas” (Lc 2, 47)
Os doutores da Lei que estavam no templo admiravam-se com a inteligência do menino Jesus. José e Maria também se admiravam. Com certeza os 2 colaboradores para aquele acontecimento.
Educar para a sociedade para que sejam adultos bons com valores dignos.
Que as pessoas olhem para nossos filhos e vejam que eles são obedientes, trabalhadores, honestos, caridosos, etc.
Triste é educar os filhos com o objetivo de alcançar o 1°lugar no mundo, sendo egoístas, orgulhosos e maldosos.
Devemos mostrar a caminho para lidarem com as frustações, com os desafios, com o sofrimento.
Que nossos filhos nos surpreendam na fé, na bondade, na honestidade, na coragem, etc.

3) EDUCAR PARA A FAMÍLIA:

“Jesus desceu com seus pais para Nazaré e era lhes obediente”
(Lc 2,51)
Lembro em Nazaré, na Terra Santa que na Basílica da Anunciação tem escrito: “Aqui o verbo se fez carne”. Do lado da Basílica tem uma igreja onde era a casa da Sagrada Família e lá tem escrito:
“Aqui o verbo foi obediente”. Isso marca muito a humildade de Deus em obedecer.
Obedecer significa escutar com atenção.
Devemos mostrar o caminho da obediência, isto é, de escutar com atenção a nossa família.
O Evangelho deixa claro que Jesus obedeceu a seus pais. Educar os filhos para o valor da família, respeito, amor, fraternidade, etc.
A melhor forma de educar é o exemplo. Como educar os filhos para o amor se os pais se ofendem? Como ensinar a verdade se os pais mentem? Como ensinar a honestidade se os pais são desonestos? Como ensinar a valorizar os idosos se os pais não visitam os avós?
Servir à Deus na educação dos filhos é com nosso próprio exemplo, mostrar as bases da educação que consiste em orientar nossos filhos para Deus, para a vida neste mundo e para a família.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A MISSA
Fonte: Paróquia Santo Antônio