Missa Solene de Nossa Senhora da Penha e Natividade de Maria

Celebremos o dia de Nossa Senhora da Penha e também a Natividade de Maria.

Padre Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:

“SOIS O MEU APOIO DESDE ANTES QUE EU NASCESSE; DESDE O SEIO MATERNAL, O MEU AMPARO.” (SL 70 (71), 6).

Com este salmo louvamos ao nosso Deus pois Ele é a fonte da vida e da salvação. Ao celebrarmos hoje o nascimento da Virgem Maria, nosso coração se enche de alegria e de esperança pois o nascimento de uma criança nos revela a vida. Celebrar o nascimento da Virgem Maria nos faz refletir sobre 3 atitudes que o nascimento de uma criança traz à nós:
1) ALEGRIA:

“Deus deixará seu povo ao abandono até o dia em que uma mãe der a luz” (Mq 5)
O profeta Miquéias na 1° leitura expressa essa grande verdade que consiste numa grande alegria que traz o nascimento de uma criança. A casa de Joaquim e Ana era triste pois de idade avançada e esterilidade não possuíam filhos e eram humilhados. Considerados os amaldiçoados por Deus.
Mas este casal foi fiel em sua fé e no momento certo, Deus os encheu de alegria com o nascimento de uma menina que se torna a Mãe do Salvador.
Quando perseveramos na fé, Deus como um nascimento faz brotar alegria onde era humilhação.

2) ESPERANÇA:

“Sabemos que tudo contribui para o bem daquele que amam à Deus” (Rm 8,28)
O apóstolo São Paulo na 2° leitura expressa a verdade de todos aqueles que creem em Deus e no seu chamado que não ficarão desiludidos. Deus não decepciona!
O nascimento de um bebê traz esperança para a casal para a família; faz sonhar novamente.
São Joaquim e Sant’Ana com o nascimento de Maria encontram novo sabor para viver; renovam as energias e surge novos sonhos.
Crer em Deus é ter esta esperança de quando nasce um bebê, a fé em Deus renova nossas energias e vemos um novo horizonte. O nascimento de um bebê mostra que na vida precisamos lutar.

3) RESPONSABILIDADE:

“Ela concebeu pela ação do Espírito Santo, ela dará a luz a um filho e tu lhe darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o povo de seus pecados” (Mt 1,21)
São Mateus no Evangelho de hoje nos mostra que todos os nascimentos de uma criança trazem responsabilidade.
Deus preparou inúmeras gerações para enviar o Salvador. Deus é responsável, Ele não entra na história de qualquer jeito, mas respeita a lei natural das coisas e nos mostra o valor de nossas gerações.
O nascimento de Maria traz a eles a responsabilidade de vos trazer o Salvador. Nossa vida deve gerar salvação em nossa família e nas futuras gerações. Não nascemos para passear neste mundo e nem para ser mais um peso; mas para gerar salvação como a Mãe de Jesus.
Celebrar a nascimento da Virgem Maria é refletir sobre as alegrias, esperanças e responsabilidade que Deus confia a nós em nossa vida.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A MISSA

Fonte: Paróquia Santo Antônio