DEDICAÇÃO DA IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA

Todo edifício destinado à reunião do povo de Deus seja dedicado ao Senhor em rito solene. Por que é importante essa consagração? Pelo fato de esse edifício ser sinal do povo de Deus que ali se reúne para ouvir a palavra de Deus, rezar em comum, frequentar os sacramentos, celebrar a Eucaristia.
No seu sentido etmológico, o verbo “dedicar” significa “proclamar solenemente”. A palavra “dedicação”, na sua origem, não tinha um sentido especificamente cristão. Estava presente na vida social e religiosa. “dedicar” quer dizer destinar, atribuir, oferecer, inaugurar.
A dedicação de igrejas é um rito muito antigo, caracterizado pelo seu aspecto festivo e popular. O vaticano II apresenta a Igreja cono povo de Deus reunido pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo (LG 4). É muito importante notar que ao fazer a reflexão sobre a Igreja, o Concílio não se limitou aquilo que é visível como, por exemplo, a sua organização, mas foi até o mistério, isto é, a fonte de onde jorra a Igreja: a comunhão da Santíssima Trindade. O novo Ritual recupera a riqueza do rito da dedicação, inserindo-o dentro da celebração Eucarística, que na Igreja primitiva era em si, a própria.
Sendo assim na noite de ontem 21 de junho de 2013 em celebração eucarística presidida pelo Bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipolini a paróquia de São João Batista em Amparo teve a alegria de celebrar a dedicação de sua Igreja. A comunidade paroquial celebra a novena em honra a seu padroeiro e a dedicação da Igreja é um motivo de grande alegria para esta comunidade. A celebração eucarística contou com a presença de seus fiéis, bem como a participação dos senhores padres: Francis, Carlos Panassolo, Edgar, Milton, Anderson, Tarlei, Cesar, Tadeu e também a participação dos seminaristas da diocese de Amparo.
Neste ato de fé, a dedicação de um templo é um momento especial, pois a graça de Deus inunda todo lugar que é construído para o vosso louvor. Nesse templo santo, os fiéis tem a possibilidade de ouvir e praticar a Palavra de Deus celebrando a vida através da santa Eucaristia.
Parabenizamos a toda comunidade paroquial de São João Batista pela dedicação de sua Igreja e pela novena em honra a seu padroeiro. Que São João Batista interceda junto a Deus por todos nós.

Fonte: Diocese de Amparo