Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
ORAR PELOS QUE JÁ MORRERAM!

 
Imagem
ORAR PELOS QUE JÁ MORRERAM!

Catequese de finados

Nós católicos dedicamos os primeiros dias de novembro para lembrar os nossos parentes e amigos mortos. Eles já conhecem o outro lado da vida! Nós o conheceremos um dia. Não sabemos o dia, mas não viveremos para sempre nesta terra!
Por isso dedicamos um dia para os que temos certeza que estão no céu. Nós os chamamos de Santos porque a Bíblia diz em muitíssimas passagens que são santos. Algumas epistolas começam saudando aos “santos” ainda vivos a quem a carta era dirigida. Eram cristãos em busca de santidade, por isto eram chamados santos

(Fl 1,1-3) "Paulo e Timóteo, servos do Cristo Jesus, a todos os santos no Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos: para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. “

Há pessoas que viveram e serviram obedientes a Deus em tudo. Alguns erraram e pecaram, mas se converteram e estão no Céu porque Deus os acolheu.
Para nós, os SANTOS são irmãos e irmãs cuja vida foi um exemplo de bondade e de fraternidade e caridade. E nós os veneramos. Não os adoramos. São humanos que foram para o céu e não viraram deuses. Mas prestamos homenagens a eles porque viveram como Jesus ensinou a viver!

CERTEZA: Se a Bíblia fala de Santos, crentes judeus, cristãos e gente boa que agradou a Deus e amou direito, nós leitores da Bíblia, festejamos no dia de TODOS OS SANTOS. Temos certeza de que estão no Céu.

ESPERANÇA: Mas festejamos também os que já morreram e não sabemos nem temos certeza sobre sua situação de agora. Então oramos pelos que achamos que precisam de nossas preces lá onde estão! A Bíblia diz que é uma coisa boa coisa orar pelos que morreram.) Leia Macabeus)

FINADOS MAS NAO DESCARTADOS: Por isso, este dia chama-se DIA de FINADOS. Chegaram ao seu fim nesta terra. Deus sabe como e onde estão!

A catequese católica nos diz que existe outra vida sem o corpo de agora. Este, foi sepultado. Vamos enfeitar de flores o lugar de sua sepultura. As almas deles e delas NÃO estão naquele túmulo, nem no mar e onde morreram. Suas almas estão na eternidade.
Não os proclamamos Santos, nem nós mesmos nos proclamamos Santos, mas queremos ir para o Céu com eles foram porque Jesus disse que nos acolherá no Céu. Usamos o termo Santas Almas.
CONTROVÉRSIA: Se vai ser logo depois da morte ou só depois do fim dos tempos, isto divide os pregadores. Eu sou pregador católico e prego que Jesus leva seus amados logo que morrem. Creio na misericórdia de Deus e na promessa de Jesus, e me apoio em textos que permitem crer que não temos que esperar dormindo até o fim do mundo. Há outros textos igualmente bíblicos que mostram a redenção que Jesus prometeu muito antes do juízo final!

Iremos logo depois de acertarmos as contas com Deus que é justo e também perdoador! Há um juízo final para todos, mas haverá um juízo (julgamento) particular para cada alma. E cremos que isto é logo depois da morte!
Outros creem diferente. Respeitamos os que dizem que até Nossa Senhora, que eles não chamam de Senhora, mas apenas Maria, estaria dormindo à espera do dia final. Se o filho dela é SALVADOR, é estranho crer que Jesus ainda não levou para o Céu nem mesmo sua própria mãe! Onde estaria a eficácia da Salvação trazida por Jesus? Faz milagres de imediato nos templos e não conseguiu salvar nem a própria mãe? Não é estranho?
São Paulo anima os fiéis do seu tempo para que se consolassem com esta ESPERANCA. O Céu nos espera, e lá moram bilhões de almas que Jesus salvou! Ele se encarnou e veio ao mundo para isto! E acho que meus pais e meus irmãos e irmãs e sobrinhos e amigos que já morreram estão lá. Era gente boa! E em toda a Bíblia está escrito que os bons verão a Deus. Os que escolheram ser maus pagaram ou pagarão para ver. ...

Oremos pelos que morreram.


Texto: Pe Zezinho scj
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE