DIOCESE COMEMORA 15 ANOS.

HISTÓRIA DE NOSSA DIOCESE

A Diocese de Amparo nasceu no dia 23 de dezembro do ano de mil novecentos e noventa e sete. Foi um momento de grande alegria, pois há muito tempo se pensava em tornar a REGIÃO LESTE DE CAMPINAS em uma Diocese, pois, com o crescimento rápido da Arquidiocese de Campinas, tornava-se difícil à presença do pastor, o Arcebispo Metropolitano, junto a todas as comunidades.
Formou-se então uma comissão composta de párocos dessa região leste da Arquidiocese encarregada de estudar e encaminhar o assunto, instaurando assim um PROCESSO DE CRIAÇÃO DA NOVA DIOCESE. Muitas reuniões foram feitas e a equipe responsável, assessorada por técnicos, promoveu um amplo levantamento sócio-econômico-religioso da região, visitando todas as paróquias e comunidades, produzindo um trabalho escrito de grande valor histórico, que, posteriormente, foi enviado a Santa Sé.
O então Arcebispo de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes, na Assembléia dos Bispos do Regional Sul da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, em Itaici, município de Indaiatuba, pediu o parecer dos Bispos do Estado de São Paulo, que foi favorável, por unanimidade, à criação da nova Diocese. O Arcebispo escreveu, então, carta ao Santo Padre, o Papa João Paulo II, em 20 de Abril de 1.995, nestes termos: "Prostados ante Vossa Santidade e implorando benção, venho trazer o pedido de criação de uma nova Diocese, desmembrada da nossa Arquidiocese de Campinas, no Estado de São Paulo, Brasil".

No dia 23 de dezembro de 1.997, Sua Santidade o Papa João Paulo II, atendendo o pedido criou através da Bula Pontifícia, “ECCLESIAE UNIVERSAE”. a Diocese de Amparo, no Estado de São Paulo, Brasil, com território desmembrado da Arquidiocese de Campinas e de uma pequena parte do território da Diocese de Limeira. Assim, a Diocese de Amparo é formada por onze municípios: AMPARO, MOGI-MIRIM, ITAPIRA, HOLAMBRA, SANTO ANTÔNIO DE POSSE, PEDREIRA, JAGUARIÚNA, MONTE ALEGRE DO SUL, SERRA NEGRA, LINDÓIA e ÁGUAS DE LINDÓIA.
Na mesma Bula Papal, o Santo Padre nomeou como bispo diocesano de Amparo, Dom Francisco José Zugliani, do clero da Diocese de São Carlos no Brasil, pároco de Nossa Senhora do Patrocínio, na cidade de Jaú.

A instalação da nova diocese aconteceu no dia 25 de março de 1.998, em cerimônia memorável, com solene celebração eucarística defronte a Igreja Catedral, presidida por Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Metropolitano de Campinas, com a participação marcante de bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e milhares de fiéis vindos das onze cidades da Diocese de Amparo. Nessa missa, foi também empossado como bispo diocesano, Dom Francisco José Zugliani.
A nova diocese surgia então com 22 paróquias, 19 sacerdotes do clero diocesano, 13 sacerdotes do clero religioso, 162 religiosas distribuídas por 9 congregações e 23 casas religiosas. Conta ainda a diocese com um Seminário “Instituto de Formação Vocacional São José”, localizado na paróquia de Santo Antônio, na cidade de Pedreira.

A Diocese de Amparo é dividida em (4)quatro foranias:

1) FORANIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Vigário Forâneo: Pe. Carlos Eduardo Correia
ÁGUAS DE LINDÓIA: Paróquia Nossa Senhora das Graças;
AMPARO: Paróquia Nossa Senhora do Amparo - Catedral Diocesana, Paróquia São Benedito, Paróquia São João Batista, Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arcadas e Paróquia São Sebastião;
LINDÓIA: Paróquia Nossa Senhora das Brotas;
MONTE ALEGRE DO SUL: Paróquia Senhor Bom Jesus - Santuário;
SERRA NEGRA: Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Paróquia São Francisco de Assis.

2) FORANIA SÃO JOSÉ
Vigário Forâneo: Pe. Nelson Antonio Demiciano
Composição: Compreende as Paróquias de:
MOGI MIRIM: Paróquia Santa Cruz, Paróquia São Benedito, Paróquia São José, Paróquia Senhor Bom Jesus do Mirante, Paróquia São Joaquim e Sant´ana e Paróquia São Pedro Apóstolo.

3)FORANIA SANT'ANA
Vigário Forâneo: Pe. Charles Francis Peron
HOLAMBRA: Paróquia Divino Espírito Santo;
JAGUARIÚNA: Paróquia Santa Maria, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Paróquia Beata Irmã Dulce;
PEDREIRA: Paróquia Sant'Ana, Paróquia Santo Antonio de Pádua e Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
SANTO ANTONIO DE POSSE: Paróquia Santo Antonio.

4)FORANIA NOSSA SENHORA DA PENHA
Vigário Forâneo: Pe. Francis Tadeu de Oliveira Mistrelli
ITAPIRA: Paróquia Nossa Senhora da Penha, Paróquia Santo Antonio, Paróquia São Benedito, Paróquia São Judas Tadeu, Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados; Paróquia Santa Rita de Cássia.

Fonte: Diocese de Amparo