Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde - Jaguariúna

Estiveram reunidos no ultimo dia 25 de agosto na Paróquia Santa Maria em Jaguariúna, os agentes da Pastoral da saúde de todas as paróquias que compõe a Diocese de Amparo. Neste encontro os agentes puderam receber uma formação da coordenadora de Capelania do Hospital das Clinicas da Unicamp: Célia Regina Boccati.
O tema da palestra foi: Como visitar o Doente. A palestrante buscou apresentar o tema de forma descontraída e abrangente a fim de que todo agente da pastoral pudesse descobrir com esta formação algo que se identificasse com as visitas feitas no seu cotidiano de pastoral.
Durante o encontro os agentes puderam resgatar a motivação pelo serviço a que se dedicam, encontrar novamente as razões do por que estão na pastoral da saúde, buscando nas palavras e ensinamentos do Evangelho o primeiro motivo: o amor a Deus e ao próximo.
A formação que receberam neste dia fez com que o agente reconhecesse no seu serviço uma forma de promover o encontro de Jesus com o enfermo. Neste aspecto o agente de pastoral tem fundamental importância em levar palavras de esperança e o amor de Deus a todos os seus filhos, principalmente os enfermos. Muito mais do que explicar o sofrimento; coisa que ninguém jamais consegue, o papel do agente é aliviar o sofrimento do enfermo através da proximidade e do carinho para com o doente.
Célia esclareceu em sua palestra um ponto importante em que muitas vezes nos deparamos em nossas vidas; os momentos de dor e sofrimento e disse que estes momentos não devem ser encarados como castigo ou algo normal em nosso cotidiano e que jamais esta deve ser a visão de um agente de pastoral.
Nossa presença e carinho com os enfermos precisa fazer com que ele se sinta amado e confiante de que apesar de nossa limitação como ser humano o amor de Deus por nós é infinito e agi em qualquer momento de nossas vidas.
A palestrante também tocou em assuntos de extrema relevância para os agentes como: as exigências para ser um bom agente de pastoral, a postura de uma agente diante do enfermo, como deve ser o nosso contato com o enfermo e seus familiares e acima de tudo mostrou que toda a visita que o agente de pastoral faz é sempre em nome da Igreja e representando a comunidade; e por ultimo termos em mente que o nosso maior testemunho ao enfermo é a nossa vida pautada nos ensinamentos do Evangelho agindo sempre por amor a Deus.

Fonte: Pastoral da Saúde - Paróquia Santo Antônio