HOMILIA DO PÁROCO - MISSA 115 ANOS

HOMILIA DA MISSA DE 115 ANOS DA PARÓQUIA

Irmãos e irmãs, nós nos unimos ao salmista para juntos aclamarmos o Senhor Deus por toda a terra e de modo especial em nossa terra de Santo Antônio de Posse que há 115 anos plantou neste chão a semente de seu Reino de amor. E nada nesta terra possui mais idade do que a comunidade dos filhos de Deus, concretizando a palavra de Jesus que diz: “as portas do inferno jamais prevalecerá sobre ela”.
Por isso como nos ensina Santo Agostinho, queremos olhar o passado com gratidão, o presente com misericórdia e o futuro com esperanças e ao olharmos para o passado como não sermos gratos, já que a gratidão é a memória do coração e que enobrece os que a possuem.
Ao vermos quantos irmãos e irmãs que por receberem o dom da fé responderam a este dom dado por Deus generosamente com seus dons, suas qualidades, seu tempo e seus bens para a construção desta comunidade de fé, esperança e caridade. Muito mais do que construir uma Igreja de pedra construíram uma Igreja viva. Quantos catequistas, cantores, pessoas caridosas que fizeram chegar a outros, através de suas vidas, o amor do próprio Deus.
Quantas lutas e quantas conquistas, se hoje somos católicos e estamos aqui é graças a tantos irmãos e irmãs que não tiveram medo de transmitir a fé. Queremos olhar com gratidão os 37 padres que por aqui passaram e cada um com seu dom e carisma pôde alimentar a fé deste povo.
Queremos olhar para o hoje de nossa Paróquia com o olhar de misericórdia, pois sabemos que misericórdia é o olhar do coração que se abre diante da limitação. Sabemos que nossa paróquia não é perfeita e nenhuma é, porque somos humanos e nós humanos somos limitados temos falhas, mas queremos aprender com Jesus que olha para a multidão e tem compaixão.
Por isso queremos olhar para nossas pastorais e comunidades com este olhar de Jesus que não se prende nas falhas porque seu olhar não fica às margens, na aparência, mas que vê o mais profundo, que vê o coração e suas intenções, como fez com Pedro depois de tê-lo negado, perguntou a ele três vezes se o amava.
Queremos olhar para o futuro com o olhar de esperança para que cada vez mais esta cidade sinta a presença amorosa e salvadora do nosso Deus neste chão. Por isso como diz o nosso querido Papa Francisco, a fé vem da escrita, mas ela se fortalece no anúncio, no testemunho.
Que todos nós padres, pastorais, comunidades e todo batizado somos chamados a vivermos em comunidade porque é ali que recebemos a fé (que vem dos Apóstolos) e é também ali em comunidade que vamos fortalecer esta fé, no compromisso de transmiti-la aos outros, como nos ensina o nosso Padroeiro Santo Antônio “Cessem as palavras e falem as obras”.
É a nossa união, nosso amor fraterno que levará esta nossa paróquia a ser sempre sinal da presença de Deus entre nós nestas terras de Santo Antônio.

GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO.

**Padre Wellington Gustavo de Souza
**Pároco