MENSAGEM DE NATAL DE DOM PEDRO CARLOS CIPOLINI

MENSAGEM DE NATAL
DO BISPO DIOCESANO DOM PEDRO CARLOS CIPOLINI

“O povo que estava nas trevas viu uma grande luz”(Is 9,2)

A todos vocês meus queridos irmãos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas, engajados em tantos trabalhos pastorais, a todos os demais irmãos e irmãs de boa vontade que habitam nossa Diocese de Amparo. Dirijo-me a vocês para desejar um santo e Feliz Natal e um Ano Novo de paz!
O natal é para nós cristãos ocasião única de renovar nossa fé na encarnação do Filho de Deus. Comemoramos no natal, esta manifestação grandiosa do amor misericordioso de Deus: Ele veio até nós para nos elevar até Ele!
O mais comovente é que Ele veio na pobreza e simplicidade. Desde este início nos deu a grande lição, difícil para nós de ser assimilada. A lição que ele nos dá é que “sem a gramática da simplicidade nós não podemos nos aproximar e adentrar o mistério”, como disse o papa Francisco no Rio de Janeiro em seu encontro com os bispos brasileiros.
A palavra que a Igreja deve anunciar ao mundo é esta: Deus se fez carne a veio morar entre nós; Jesus, o Filho de Deus é semelhante a nós em tudo, menos no pecado: “Nele habita a plenitude da divindade” (Cl 2,9). E todos nós cristãos, atestamos e testemunhamos este amor misericordioso de Deus vivendo o evangelho.
Viver o evangelho é dar primazia à misericórdia como faz Deus no natal. Ele não perguntou se a humanidade era digna de recebê-lo. Ele veio primeiro na sua encarnação e depois ele ensinou o evangelho. A justiça humana julga o homem pelo seu passado amarrando-o a este passado, muitas vezes de faltas e pecados. A justiça de Deus, seu amor por nós, pelo contrário, dá um voto de confiança impelindo para o futuro e enchendo-nos de esperança.
Recebamos com muita gratidão o dom de Deus: o menino Jesus, adorado por Maria, José e os pastores na gruta de Belém. A grandeza desta cena ultrapassa toda nossa imaginação e nos puxa para dentro do mistério cósmico, da presença misteriosa de Deus em tudo.
Primeiro vem a adoração de José e Maria, contemplando o recém-nascido, depois vem o canto dos anjos anunciando o nascimento do menino Jesus. Que possamos também celebrar primeiro com amor a nossa fé, comemorando o aniversariante e depois comemorar com os parentes e amigos nas festas. Que estas comemorações possam ser inclusivas. Chame alguém que esteja só, ou que não tem como comemorar, e sua festa se enriquecerá com a presença do Senhor.
Faço votos que o Natal lhe dê muitas esperanças. O grande dom que o menino Jesus nos trás, o verdadeiro presente de natal é a esperança: “Ninguém pode viver sem esperança, os que perdem a esperança se tornam selvagens e malvados” (Dietrich Bonhoeffer).

Feliz e Santo Natal a todos! A todos minha benção em nome de Jesus:

+D. Pedro Carlos Cipolini
Bispo Diocesano de Amparo