MENSAGEM DE PÁSCOA -Dom Pedro Carlos: Não haverá mais luto nem pranto: é Páscoa!

​Venho até você meu querido irmão ou irmã, em Cristo para deixar uma mensagem de Páscoa e te abençoar.

Todos os dias estamos às voltas com tristezas e misérias. O prazer anda ao lado do vazio e da insatisfação. Morte! Mas ao celebrar a Páscoa, os cristãos podem cantar um hino de esperança e fé: “Não haverá mais luto nem pranto, não haverá mais dor, nem fadigas, porque tudo isso passou” (Ap.21,4).

Na semana santa, percorremos um itinerário de fé seguindo Jesus Cristo. No Domingo de Ramos, em procissão seguimos atrás do crucificado, reconhecendo que ele é nosso guia e senhor. Na Sexta-feira Santa, em procissão também, fomos beijar a cruz que se transforma em árvore da vida, pois nela, Jesus morreu por amor a nós. Finalmente, na vigília pascal do Sábado Santo, seguimos atrás do círio pascal, esta grande vela, símbolo de Jesus luz do mundo. Ele é a luz que brilha nas trevas infundindo esperança.

É preciso coragem para viver a fé e penso que você a tem. Quando se apaga a luz da justiça, quando se apaga a luz da fraternidade, quando se apagam sucessivamente as luzes que conseguimos acender, com tanto sacrifício na nossa vida e na nossa realidade social, para nós cristãos não é o fim da linha. Resta ainda a luz da esperança, que é capaz de acender todas as outras luzes apagadas. Isto é a Páscoa: em Jesus, podemos passar da morte para a vida no amor sem fim.

Por que para nós é possível celebrar a alegria da Páscoa? Celebrar a páscoa é possível porque cremos em Jesus ressuscitado. Esta fé é o seu sangue divino que passa a correr nas veias de cada batizado que aderiu a Ele e seu Evangelho, mudando de uma vida de competição para uma vida de solidariedade aos irmãos. Sangue divino que passa a correr nas veias da comunidade cristã e daí para todo o mundo; levando a fazer a passagem (páscoa) de uma vida de egoísmo a uma vida de serviço amoroso e misericordioso aos irmãos.

Nossa fé em Jesus Cristo Ressuscitado, nos leva a não aceitar que a última palavra seja da morte e da maldade. Isto é acreditar que nossa vida é um êxodo. É um parêntesis entre a pátria da qual viemos e para a qual estamos retornando. Esta “pátria” é Deus. E neste retorno somos levados por Jesus porque nele temos a luz e a vida da graça que brilha em nós como esperança que não decepciona.Nós não cremos na reencarnação mas na ressurreição que é vida nova em Cristo!

Como é bom ter esta fé. Muitos desejariam tê-la e não conseguem. É preciso pedir sempre com humildade: “Creio Senhor, mas aumente a minha fé”. Trilhemos portanto, na luz do Cristo Ressuscitado, este caminho de vida que faz apostar na liberdade em lugar do medo, no serviço em lugar do poder, apostar na bondade em lugar da ignorância.

Na visão cristã, o tempo final, quer seja da vida de cada um, quer seja do fim da história, é tempo de vida nova e não de morte e derrota, porque se funda na esperança. Por isso ao celebrar a páscoa deixemos predominar em nós o otimismo sobre o drama de nossa realidade; pois o fim e o início são obras de Deus e Deus também está presente neste intervalo que é nossa existência na Terra. Está presente para nos comunicar em Jesus sua graça e sua vida.

Feliz e Santa Páscoa a todos! Muita Coragem! Em nome de Jesus minha benção a todos, com carinho.

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo Diocesano de Amparo-SP.

Fonte: Diocese de Amparo