A PÁSCOA NÃO ACABOU - TEMPO PASCAL

OBSERVEMOS BEM, A PÁSCOA AINDA NÃO ACABOU!

ESTAMOS NO TEMPO PASCAL

Os oito primeiros dias do tempo pascal formam a OITAVA DA PÁSCOA. Poderíamos chamá-los também de “pequena oitava”, em confronto com a “grande oitava” das sete semanas, sem, contudo, querermos diminuir com isto, a sua importância.

PÁSCOA: Começa com a ceia do Senhor na quinta-feira Santa. Neste dia é celebrada a Instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Na Sexta-Feira Santa celebra-se a paixão e morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas uma Celebração da Palavra.

No sábado acontece a solene Vigília Pascal. Forma-se então o Tríduo Pascal que prepara o ponto máximo da Páscoa: o Domingo da Ressurreição.

A Festa da Páscoa não se restringe ao Domingo da Ressurreição. Ela se estende até a Festa de Pentecostes. (Pentecostes: É celebrado 50 dias após a Páscoa. Jesus ressuscitado volta ao Pai e nos envia o Paráclito, "o Consolador", o Espírito Santo.)

Início: Quinta-feira Santa (Tríduo Pascal)

Término: No Pentecostes

Espiritualidade: Alegria em Cristo Ressuscitado