JUNHO E SUAS FESTAS - Dom Raymundo Damasceno Assis

JUNHO E SUAS FESTAS

Deus é alegria, gosto de viver!

Todos nós gostamos de vir até a Casa da Mãe Aparecida, de visitar tantos lugares sagrados. E o mês de junho lembra-nos o outro lado igualmente bonito, importante de nossa vida de fé. É bom também partirmos do Santuário, da matriz de sua paróquia, de outros templos para nossas casas, para as ruas, para o mundo familiar, civil, econômico, político.

Uma das comparações que Jesus usa para nos explicar o Reino de Deus é o fermento. O Reino é aquela realidade que Jesus, desde todo o sempre, vive com o Pai e o Espírito Santo nos Céus. Jesus vem até nós com a missão de plantar no mundo, no coração do ser humano, aquele Reino, aquele jeito de viver.

Assim deveria ser esse nosso constante vir e ir: virmos à Igreja para nos restaurar, nos unir mais vitalmente a Deus, tornando-nos assim mais semelhantes a Ele, um fermento mais forte e poderoso de seu Reino. E, a seguir, partirmos para o mundo para construir o Reino: de amor, de paz, de justiça, de fraternidade, de Deus!

Sob esse aspecto, junho é riquíssimo. Por um lado, leva-nos para dentro de templos para celebrar importantes solenidades e festas: Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi, Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio, São João Batista e São Pedro.

Por outro lado, sobretudo em Corpus Christi, Pentecostes e as Festas Juninas desses três santos, o mês de junho leva-nos para fora dos templos e igrejas. Leva-nos a testemunhar nossa fé na presença real de Cristo na Eucaristia e a viver de maneira coerente, com a força do Espírito Santo, nossa fé no meio do mundo. Iluminando-o com a luz do Evangelho. Leva-nos a viver a riqueza de sermos de Deus na convivência fraterna e alegre das quadrilhas, das barraquinhas, das comidas típicas. Por ser amor Deus também é alegria, gosto de viver.

Assim, convido você a viver essas duas riquezas de junho: seja-lhe um tempo de revigorar a fé por um contato mais íntimo com Deus nas festas litúrgicas! Seja-lhe tempo de testemunhar, para fora dos templos, sua fé-fermento e sua fé-alegria, na convivência amiga e festiva de sua família, de sua comunidade e de suas amizades!

+Dom Raymundo Damasceno Assis
Cardeal Arcebispo de Aparecida – SP