08/06- FESTA DE PENTECOSTES Missa das Crianças 10h

Dia 08 de junho de 2014, Missa da 10 horas com as Crianças
Domingo de Pentecostes, onde a Igreja e todo o povo se alegra com a vinda do Espírito Santo.

O que significa Pentecostes?

É uma palavra que vem do grego e significa "qüinquagésimo". É o 50° dia depois da Páscoa. É a solenidade da vinda do Espírito Santo. Junto com Natal e Páscoa, forma o tripé mais importante do Ano Litúrgico. Esse detalhe ajuda a compreender por que Pentecostes pertence ao Ciclo da Páscoa.

Qual é a cor litúrgica de Pentecostes e seu significado?

O vermelho domina essa solenidade, associado ao fogo, símbolo do amor. 0 Espírito Santo é chamado de "Espírito do amor".
_______________________________________________

Na homilia da Santa Missa da 10h Padre Wellington diz:

É quando estamos reunidos que o Espírito Santo vem sobre nós, é quando estamos reunidos que o amor do Pai e do Filho faz morada em nossos corações. E esse Espírito Santo que nos é dado como presente produz três atitudes em nós:

1º - ELE RENOVA TODAS AS COISAS – Olhemos para o evangelho, os discípulos estavam trancados dentro de uma sala com medo dos judeus, esses homens medrosos que estavam trancados, após receber o Espírito Santo vão sair do cenáculo indo a todas as regiões, sem medo, sem preguiça, sem ter vergonha, para falar do amor de Jesus, desse mesmo amor que venceu a morte e que ressuscitou.
É essa a primeira atitude do Espírito Santo em nós, a de transformar é de renovar tudo em nós.

2º - ELE NOS FAZ SERMOS ABERTOS – Ele nos faz estarmos em comunidade, não nos deixa ficar presos a grupinhos aqui, acolá, mas estarmos em comunidade. Ele nos ajuda a viver na universalidade e não na individualidade, e a forma como nós nos expressamos e relacionamos é pela língua, a fala é a forma na qual nos relacionamos e nos damos a conhecer. Essa é a ação do Espírito Santo ele nos leva a ir de encontro a todas as pessoas sem distinção e partilharmos o Reino de Deus.

3º - O ESPÍRITO SANTO AGE INDIVIDUALMENTE EM CADA UM - Pelo Batismo recebemos os Dons do Espírito Santo e Ele se manifesta em cada um de uma forma diferente do outro conforme lhe apraz. Não existe um dom mais importante que o outro, pelo contrário, a cada um Deus deu uma qualidade, para que unidos em comunidade possamos construir o Seu Reino na mais diversa forma, se completando um ao outro. Assim sendo a terceira ação é a Unidade na diversidade. E unidade não significa todos serem iguais, pois daí seria uniformidade, mas unidade sendo cada um com seu carisma, com seu dom.

Por isso irmãs e irmãos, na festa de hoje que Deus nos dá o seu Espírito Santo para renovar nosso coração, para nos fazer abertos a todas as pessoas e nos unirmos numa só fé, num só amor, na diversidade dos nossos dons, alegremo-nos em Cristo pelo Espírito Santo.

Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!

Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio