12º DIA DA TREZENA DE SANTO ANTÔNIO-2014

Neste décimo segundo dia da Trezena recebemos Padre José Ricardo, pároco da paróquia São José de Estiva Gerbi, Reitor do Santuário Nossa Senhora da Rosa Mística.

Tema " Santo Antônio, íntimo amigo do Menino Jesus".

Prepararam o 12º Dia: - Com. Nossa Senhora Aparecida - Pastoral da Criança - Equipe Dom Bosco

Convidados: - Lions Clube -EMEF Professora Isaura C. Coelho - EMEI “Olga A. L. Bergo” e todos os fieis...

Padre José Ricardo Disse:
Santo Antônio é um dos Santos mais conhecidos e queridos do mundo inteiro.
Primeiramente eu gostaria de refletir nesta homilia é a atenção do Menino Jesus, Santo Antônio, intimo amigo do menino Jesus, e quase todas as imagens de Santo Antônio traz o Menino Jesus acariciando o rosto de Santo Antônio.

Santo Antônio tem uma semelhança muito grande com a Virgem Maria, pois Ela trouxe ao mundo com o seu sim a Deus, o Menino Jesus. E Santo Antônio fez Jesus nascer no coração de muitas pessoas, levou e leva até hoje a inúmeras pessoas o filho da Virgem Maria pela pregação do Evangelho.
Agora que falei um pouco de Santo Antônio e do Menino Jesus eu gostaria de refletir um pouco a outra parte do tema do dia “Santo Antônio, intimo amigo do menino Jesus”.

INTIMO AMIGO: Intimo significa o que vem de dentro do nosso ser, daí Santo Antônio ser intimo do Menino Jesus, porque vinha do fundo do ser de Antônio.
Como nós hoje podemos nos tornar amigos de Jesus,
Você é amigo de Jesus?
Estive a meditar quando preparava essa pregação, me perguntei o que eu espero de um amigo?
Primeiramente eu espero a PRESENÇA e segundo a ESCUTA, para que ele possa ter um tempo para poder me escutar.

Vamos refletir sobre amigo enquanto PRESENÇA: Isso significa estar ao alcance de alguém isso é presença, estar perto da gente, presença real, não virtual, uma presença real, então amigo verdadeiro é aquele que está ao teu alcance e amigo verdadeiro de Jesus é aquele que está ao alcance. Muitas vezes a nossa relação de amizade está moldada no egoísmo, inclusive nossa amizade com Jesus. Nós que estamos aqui nesta noite estamos realmente querendo ser amigo de Jesus, amigos presenciais, reais.

Vamos refletir sobre amigo enquanto ESCUTA: Escutar não é ouvir porque ouvir é receber o que falaram, mas escutar é o entendimento o acolher aquilo que se ouve e transformar em atitude, em mudança de vida. Nós somos chamados a escutar amigos verdadeiros são aqueles que nos escutam, muitas vezes a gente fala, fala, fala com Jesus, mas quando temos que escutá-lo daí não conseguimos.

Vocês Irmãos e Irmãs querem ser amigo intimo de Jesus?
Então precisam escutar o que Ele fala a cada um de vocês, e para isso é preciso estar presente, na Igreja, na comunidade, fazendo isso serão amigos íntimos de Jesus, como Santo Antônio o foi.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio