CRIAÇÃO DE NOVA FORANIA JESUS BOM PASTOR

Dia 09 de julho na residência episcopal teve lugar a Reunião Extraordinária dos padres da atual Forania Nossa Senhora do Rosário que compreende os municípios de Amparo, Serra Negra Monte Alegre do Sul, Lindóia e Águas de Lindóia. Estiveram presentes todos os padres: Pe Candido, Pe. Edgar, Pe. Carlos Eduardo, Pe Sidney, Pe. Walmir, Pe. Pedro, Pe. Bruno Rossi, Pe. Carlos Panassolo, Pe. Ildefonso, Pe, Jamil, Pe. Toninho, Pe. Anderson, Frei João e Frei Adriano.

A reunião foi presidida pelo Bispo, Dom Pedro Carlos e coordenada pelo vigário Forâneo, Pe. Cândido. Na pauta estava como assunto principal a divisão da forania ficando o município de Amparo com suas seis paróquias como uma nova forania e a Forania existente, Nossa Senhora do Rosário, passaria a contar com os outros municípios e suas paróquias. Esta decisão foi aprovada por unanimidade posto que a questão já vem sendo refletida pelo clero a algum tempo e aprovada pelo Presbitério na última reunião do mesmo, também aprovada pelo Conselho de Presbíteros e Coordenação de Pastoral. Tendo sido tomada esta decisão passou-se a escolha do nome da mesma que após várias opiniões ficou decidido dar à nova forania (compreendendo as paróquias de Amparo) o nome de: JESUS BOM PASTOR e terá como cor distintiva o vermelho (conforme a cruz em “tau” que se encontra no escudo da Diocese simbolizando Jesus).

A data para a instalação da nova forania e posse do novo vigário forâneo será na festa da padroeira da Diocese Nossa Senhora do Amparo dia 08 de setembro na missa das 09h30 na catedral diocesana. Missa que é de caráter diocesano e será como todo ano presidida pelo bispo. Neste momento os padres das duas foranias se separaram em dois grupos para planejar alguns eventos necessários com a atual mudança. A nova forania de Jesus bom Pastor procedeu à eleição do vigário forâneo. Cada votante escolheu três nomes e as cédulas foram encaminhadas ao Bispo que estava presente. O mesmo preferiu não escolher sozinho como seu direito pelas normas da Diocese, desejou ler os nomes e deixar que a escolha recaísse sobre o mais votado conforme contagem dos votos. Sendo o mais votado o Pe. Anderson Frezzato, Cura da Catedral Diocesana, o Bispo confirmou seu nome ficando o mesmo escolhido como primeiro vigário forâneo da nova forania de Jesus Bom Pastor.

Para finalizar a reunião os padres das duas foranias se uniram para a oração final. Em seguida o bispo convidou os padres para participarem do almoço na residência episcopal.

Esta divisão de uma forania em duas indica o crescimento e o envolvimento das comunidades na caminhada pastoral da Diocese que vai crescendo juntamente com o seu 1° Plano de Pastoral e na perspectiva do Documento n. 100-CNBB.

Que a nova Forania de Jesus Bom Pastor seja, no município de Amparo, sinal de unidade pastoral de nossa Igreja e testemunho de unidade na diversidade. Também a Forania de Nª. Sª. do Rosário que ficou com as cidades onde o turismo é mais saliente (Circuito das Águas) possa assumir este desafio da pastoral do turismo tão necessária ali.

PASCOM - Paróquia Santo Antônio

Fonte: Diocese de Amparo-SP