SER PADRE PARA SERVIR! Dom Pedro Carlos Cipolini

​Todas as vocações são dadas por Deus e são sublimes. A grande e primeira vocação do ser humano é a filiação divina: tornar-se em Jesus Cristo filhos e filhas de Deus. Jesus nos ensinou a chamar Deus de Pai nosso. Esta vida de amor filial a Deus, portanto, tem como consequência o amor fraternal aos irmãos. Esta é nossa vocação primeira.

​Porém Jesus deixou-nos a Igreja, Povo de Deus que caminha neste mundo. Na Igreja temos vários carismas e chamados, para múltiplas tarefas que constroem na caridade. Um destes carismas é o serviço sacerdotal. Ser padre é sim um serviço. Ser para a comunidade um sinal (sacramento) da presença de Jesus no meio de seu povo.
​Este ser sinal de Jesus Cristo, é uma vocação, é uma tarefa importante e necessária para o crescimento da Igreja. Deve ser assumida com grande humildade, discernimento e determinação. Ser padre é antes de tudo um serviço de amor (amoris officium). Este serviço de amor é uma doação desinteressada que não tem como objetivo a projeção de si mesmo, nem o lucro pessoal. “Há mais alegria em dar que em receber” (At 20, 35).

O padre deve ter sempre presente o que escreveu um grande santo e bispo de Milão no terceiro século da Igreja: “O clérigo que serve a Igreja de Cristo deve de início considerar e traduzir o nome que leva e, depois de ter definido esse nome, esforçar-se por ser o que o título exprime. A palavra grega kléros significa parte , porção tirada em sorte: os que levam o nome de clérigos levam-no porque são a parte do Senhor ou porque tem o Senhor por parte. Aquele que professa uma e outra coisa deve mostrar por seu comportamento que possui o Senhor ou que é possuído por Ele. mas aquele que possui o Senhor e diz com o Profeta: O Senhor é minha herança (Sl 15,5; 72,26) não pode ter nada além do Senhor”(Santo Ambrósio, Epist. 52,5 ad Nepontianum in- P L 22, 531).

Rezemos pelos nossos padres e procuremos ajudá-los a viver esta sublime vocação a que foram chamados.

Dom Pedro Carlos Cipolini
Bispo Diocesano de Amparo-SP.

Fonte: Diocese de Amparo