MÊS VOCACIONAL - Cardeal Dom Raimundo Damasceno Assis

Irmãs e Irmãos, que o Reino de Deus cresça no coração dos Homens.

Agosto é um mês muito significativo para a vida familiar, porque comemoramos o Dia dos Pais e celebramos a Semana da Família. É significativo para a vida eclesial, pois temos grandes solenidades como a Transfiguração do Senhor, a Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora Rainha. Celebramos grandes nomes da Igreja como Santo Afonso, fundador da Congregação dos Missionários Redentoristas, que cuidam do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida; temos ainda São Lourenço, padroeiro dos diáconos; Santa Clara, tão querida do nosso povo; Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina e que nos recorda a missão continental; o martírio de São João Batista; Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, a quem recordamos pelo amor a seu filho e suas lágrimas pela sua conversão.

Recordo o grande São João Maria Vianney, o Cura d' Ars. Ele é o padroeiro dos nossos padres, e sua memória é a grande motivação para que agosto seja o mês Vocacional.

Alegro-me na vocação dos leigos e das leigas chamados a servir ao Reino de Deus através da sua índole secular, sendo fermento na massa, sal da terra e luz do mundo em todos os ambientes em que vivem.

Refletimos também sobre a vocação religiosa daquelas pessoas que procuram seguir Jesus e a Igreja pela vivência dos conselhos evangélicos da obediência, pobreza e castidade, na vida comunitária e no serviço a Deus.

Gostaria de pedir a sua atenção para a vocação sacerdotal. Todos nós sabemos da necessidade e da falta que temos de padres em nosso país. Precisamos rezar, e rezar muito, para que tenhamos mais padres, e também para que os nossos padres sejam cada vez mais santos, fiéis a Jesus Cristo e à missão que lhes é confiada.

Que, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe e Padroeira, imploremos ao seu divino Filho muitas vocações para a Igreja, para que o Evangelho seja anunciado, o mal seja vencido e o Reino de Deus cresça no coração dos Homens.

Receba as bênçãos de Deus, e a proteção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Dom Raimundo Damasceno Assis
Cardeal Arcebispo de Aparecida (SP)
Aparecida, agosto de 2014.

Fonte: Revista de Aparecida