XXVI- ENCONTRO DIOCESANO DE CATEQUISTAS

Domingo dia 24 de agosto de 2014, a paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Mogi Mirim, onde tem como Pároco nosso querido Padre Alexandre Pereira, recebe Catequistas de toda a Diocese para o XXVI - Encontro Anual de Catequistas.

Como podemos observar nas fotos abaixo a alegria do Senhor ressuscitado resplandece no semblante dos catequistas presente. Nossa Diocese se alegra com o exercito de Cristo presente no encontro, é contagiante ver a vitalidade da nossa Igreja aqui representada nas fotos que relatam esse momento.

Nossa Paróquia representada por esses catequistas que estão na foto da capa, tem muito orgulho de demonstrar essa alegria juntamente com nossos queridos Padre Wellington e do Padre Alexandre que foi Vigário Paroquial aqui na Paróquia Santo Antônio. E lembramos aos catequistas nossos irmãos de Paróquia que não puderam estar presentes, que nós rezamos por todos vocês e saibam o quanto é bom tê-los conosco nesta caminhada de fé e lembrando sempre o nosso Lema: "CAMINHAR JUNTOS E EVANGELIZAR".

----------------------------------------------------------------------------------------
Descrição da Diocese a seguir:

Catequistas e formadores de todas as cidades da Diocese de Amparo participaram nesse domingo, 24 de agosto, do Encontro Diocesano de Catequistas, realizado na paróquia Imaculada Conceição Aparecida, em Mogi Mirim. Presidido pelo padre Paulo Henrique Dias, assessor Diocesano para Catequese, o encontro teve como objetivo fomentar nos formadores o desejo de levar a mensagem do evangelho, primeiramente através do testemunho pessoal, depois através das diversas ferramentas de evangelização disponíveis atualmente.

“É preciso que este encontro seja uma união, não apenas uma reunião. Não devemos ficar presos apenas aos livros e manuais de como catequizar jovens e adultos, antes, precisamos estabelecer uma relação de intimidade e conhecer o coração de cada catequizando”, afirmou o assessor.

O padre Carlos Panassolo, coordenador diocesano de pastoral, também falou da importância de levar a mensagem do evangelho através do testemunho de vida e de se trabalhar de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Diocesano de Pastoral: “Cada catequista, todos os finais de semana, têm que entrar em um lugar santo, que é o coração da cada catequizando. Precisamos dar testemunho do evangelho com a nossa própria vida, e permitir que Jesus seja o primeiro a entrar nesse território santo, no nosso coração e no coração do outro. Isso está de acordo com o nosso Plano Diocesano de Pastoral”, disse.

Para Rafaela Daólio, catequista no Santuário Senhor Bom Jesus, em Monte Alegre do Sul, o evento foi uma oportunidade de ter contato com diversas realidades, possibilitando troca de experiências. “O encontro foi maravilhoso, renovou em nós, catequistas, o desejo de continuar na caminhada para evangelização de nossas crianças, jovens e adultos. Nos mostrou que a melhor forma de catequizar é ao modo de Jesus, despertando nos catequizandos o olhar para Deus, para a Sagrada Escritura, no ser humano, na liberdade. Os catequistas são os que ajudam os catequizandos a lidar com as dificuldades da vida, assim, devemos caminhar juntos a eles, numa sincera e verdadeira troca de experiências”, disse.

Ao final da tarde, o bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a celebração eucarística, que foi concelebrada pelos padres Paulo Henrique Dias, José Donizete, Wellington de Souza, Charles Peron, Alexandre Pereira, Cândido Eduardo da Costa e Frei Cristiano Oshiro. “Agradecemos a Deus pela dedicação de todos os catequistas, que são comprometidos com o serviço e com o compromisso de levar a palavra de Deus a todos”, disse o bispo em sua homilia. “Jesus não fala a verdade, Ele é a verdade. Jesus não mostra o caminho, Ele é o caminho. Jesus não diz coisas que trazem vida, Ele é a própria vida. A catequese tem como função mostrar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. É função do catequista levar essa boa nova aos corações, e é necessário, portanto, que esteja ciente e creia fielmente nisso”, complementou o bispo.

Fonte: PASCOM - Paróquia Santo Antônio