Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Dom Pedro Carlos Celebra Missa no Encontro da Pastoral da Saúde

 
Imagem

Santa Missa Celebrada por Dom Pedro Carlos Cipolini na manhã de Domingo dia 14 de setembro de 2014 no IIIº - Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde na Capela Nsª. Srª. Aparecida da Paróquia Santo Antônio de Santo Antônio de Posse.

Hoje Domingo da Exaltação da Santa Cruz, em sua homilia Dom Pedro Carlos nos diz:

Queridos irmãos e irmãs no Santo Batismo, todos nós aqui reunidos celebramos a eucaristia unidos a tantos irmãos e irmãs que na nossa Igreja de Amparo nossa Diocese celebram também a eucaristia e no mundo inteiro que bom podemos estar aqui e dizer a Jesus Crucificado que Ele é o nosso Senhor.

A Palavra de Deus nos mostra hoje o Calvário, Jesus que no alto do Calvário pende na Cruz a Exaltação da Santa Cruz.

Qual o significado da Cruz para nós?
A primeira leitura nos fala do deserto quando o povo estava cansado, desanimado, e as serpentes picavam o povo, matava-os e Moises reza, pede uma luz para Deus e Deus fala pra ele, ergue uma haste com uma serpente de bronze na ponta e quem olhar para ela será salvo.
E no Evangelho Jesus conversando com Nicodemos lembram esse fato, símbolo de Cristo Crucificado. Lá no deserto Moises sobe o monte Sinai e traz ao povo os dez mandamentos a nova lei de Deus, Jesus no monte Calvário não só é o novo mandamento, resumo de toda a lei antiga de Moises, mas Ele é em pessoa a encarnação do amor.

Para nós a Cruz muitas vezes é símbolo de sofrimento, nós encaramos a cruz como sinônimo de sofrimento, de morte, de tristeza, de abandono. Quantas vezes escutamos a pessoa dizer fulano é minha cruz, meu marido é minha cruz, minha esposa é minha cruz, mas o que significa a cruz? Falar que a cruz é símbolo de sofrimento é uma meia verdade não é a verdade toda. Para quem é pagão e não tem Fé a cruz é isso mesmo, mas para quem tem Fé a cruz é símbolo do amor. Deus amou tanto o mundo que enviou seu filho não para condenar, mas para salvar e como Jesus salva? Pelo amor! E qual a maior prova de amor? Dar a vida por aqueles que se ama! É o que Jesus fez na cruz, então a cruz para o cristão é símbolo do amor, capaz de dar a vida e redimir.

Na segunda leitura fala que esse amor de Deus é tão grande que Deus ao invés de mandar um recado ele vem em pessoa para nos salvar ele se fez homem, Jesus Cristo feito Deus. Se Deus se encarnou, se abaixou até nós, ele sendo homem Ele se fez o último o mais pobre, e sendo último Ele tomou o último lugar, um lugar que ninguém quer, a Cruz, porque que Jesus morre por todos? Porque Ele tinha a missão de mostrar o amor de Deus aos homens, Ele ressuscitou mortos, Ele fez tantas coisas, mas foi rejeitado só sobrou um lugar para mostrar o amor de Deus por nós, a Cruz.

Jesus disse, ninguém tira a minha vida, mas Eu a dou! Quando Pedro arrancou a espada para matar o servo que foi para prender Jesus, Ele disse, guarda a espada, por acaso se eu quisesse Eu pediria ao Pai e Ele mandaria uma legião de Anjos para me defender, mas não é isso, pois Eu quero dar o testemunho do amor de Deus, e o único lugar é a Cruz, pois então Pai afasta de mim esse cálice, mas que seja feita a sua vontade, a vontade de Deus não era que Jesus morresse na Cruz, era que Jesus desse a prova de amor.

A cruz fomos nós que colocamos no caminho de Jesus, porque Deus não quer morte, sofrimentos, tragédias, Deus quer vida, mas os nossos pecados as nossas durezas de coração colocou a Cruz no caminho de Jesus, e Ele aceitou, então a Cruz é prova de amor por nós, deu sua vida na Cruz, portanto nós temos a salvação e a vida, o mundo gira, mas a Cruz permanece como a prova total de amor por nós.

Hoje nós celebramos a festa da Exaltação da Santa Cruz e é tão comum aqui na nossa região capela da Santa Cruz, Igreja da Santa Cruz, Paróquia da Santa Cruz lá em Mogi Mirim, a Cruz está presente na vida do povo latino Americano como prova de sofrimento só, mas é preciso resgatar a cruz nesta dimensão da prova de amor.
Quando a pessoa está assim doente, quando visitamos doentes é muito comum dizer você tem que carregar sua cruz o seu sofrimento, se fica só nisso é uma visão pagã da Cruz. Agora quando você fala você tem que carregar a sua cruz porque isso simboliza aceitar com amor o sofrimento, como Jesus aceitou com amor o seu sofrimento, ai sim a Cruz tem valor, o sofrimento tem valor, quando ele é aceito por amor em união por aquele que sofreu por nós na cruz.
Todo sofrimento é redentor, uma grande novidade do cristianismo é essa, antes de Jesus o sofrimento não tinha valor nenhum, era uma tragédia, uma fatalidade, uma desgraça que caiu em cima da pessoa.
Como Jesus o filho de Deus sofreu na Cruz e deu prova de amor então o sofrimento humano adquire um sentido. Aquilo que não tem sentido, adquire um sentido, o sofrimento pelo sofrimento não vale, mas o sofrimento por amor vale, ele é redentor. Por isso todos esses doentes que vocês visitam é preciso mostrar isso a eles.
Na vida dos santos a gente vê tanto sofrimento, mas nenhum reclama, porque eles uniram os seus sofrimentos aos sofrimentos de Cristo para redimir o mundo.

A Pastoral da Saúde deve ajudar os doentes primeiro a recuperar a saúde se for a vontade de Deus e depois descobrir o sentido do sofrimento, São Camilo de Léllis padroeiro da Pastoral da Saúde, padroeiro dos doentes teve uma chaga na perna a vida inteira e se não fosse aquela chaga ele não tinha se convertido a Jesus Cristo, as vezes o sofrimento redime a pessoa e não permite que ela entre definitivamente para o caminho do pecado e da perdição.

Que Jesus Cristo Crucificado e a festa da Santa Cruz nos ensinem muitas lições, o crucifixo, a cruz é o grande exemplo que ensinou a santidade para os santos, vocês já notaram que a maior parte dos santos seguram uma cruz na mão, porque a cruz para o mundo é uma loucura, mas para Deus é sabedoria. É o amor capaz de dar a vida e de servir.

Que Deus abençoe o trabalho de todos vocês que é um trabalho maravilhoso e que sinaliza a presença da nossa Igreja seguindo Jesus estando perto dos doentes, Jesus estava sempre cercado de pobres, pecadores e doentes, então nossa Igreja precisa ter essa presença amiga, fraterna, acolhedora, solidária para com os doentes, espero um dia consigamos ter em todas as paróquias a Pastoral da Saúde que visite os doentes. Porque na nossa sociedade todos vocês sabem os apuros que os doentes passam, a situação da saúde no nosso País é precária, o Brasil teria condições de ter muitas melhorias na saúde.

O SUS é um plano maravilhoso, mas só que não tem verbas, o governo não destina verbas para que ele se desenvolva como se deve, se o SUS tivesse a verba que a constituição determina para a saúde seria uma maravilha um pais exemplo, mas as verbas vão para outras coisas, vocês sabem corrupção é um mar, um oceano sem fundo de corrupção o dinheiro é desviado todo mundo sabe. Então é preciso rezar a Deus principalmente agora que estamos na época de eleição, para que ilumine a nossa cabeça para votar bem, não podemos deixar de votar tem que escolher, muitas vezes o bem possível é o mal menor, mas nós não podemos fugir da responsabilidade de escolher e depois de escolher de cobrar a pessoa que foi escolhida, não deixar fazer o que quer.

Olhem para vocês ver como a lei da ficha limpa já limpou o Brasil, foram colhidas milhões de assinaturas para aprovar a lei da ficha limpa, quem tem a ficha suja não pode mais ser candidato isso daí já evitou que muitos bandidos se candidatassem, então o Brasil vai avançando, mas é preciso que a gente faça a nossa parte, porque se for esperar de cima não vem.

Todas as visitas pastorais que faço nas paróquias eu faço questão de visitar os doentes às vezes escondidos aqui acolá é gente que não sai de casa, pessoas idosas que os filhos trazem lá do nordeste e outros lugares que não conhecem ninguém, eu tenho visitado vários doentes e isso é necessário, é prova desse amor de Cristo que morreu por nós na cruz.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!



Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio
Fotos:
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE