O que é Mariologia?

A Mariologia é a parte da Teologia que estuda e reflete sobre a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja. Este estudo busca realçar o lugar eminente que Maria tem no Plano de Deus e na história da Salvação, como também os seus privilégios e, também, o culto que a Ela devemos prestar.
Tendo sido escolhida por Deus como Mãe do seu Filho Encarnado, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador,e, tendo melhor do que ninguém cooperado na obra da Salvação da Humanidade, Maria merece um destaque todo especial na reflexão e na devoção da Igreja. Depois da Santíssima Humanidade do Verbo Encarnado, Ela é, seguramente, a obra prima da criação de Deus. Foi predestinada por Deus para ser a Mãe do Salvador. Em previsão dos méritos de Jesus foi concebida Imaculada e repleta da Graça Divina. No Calvário foi dada aos homens como Mãe, por Jesus moribundo “Mulher, eis aí o teu Filho. Filho, eis aí a tua Mãe” (Jo 19,26) .
Tendo concluído a sua humana peregrinação, foi assunta ao Céu em corpo e alma, não cessando de interceder em favor dos seus filhos ainda peregrinos no mundo.
Estudar a Mariologia é fundamentar teologicamente a devoção para com Nossa Senhora. Não se trata de um estudo meramente acadêmico , mas, sim, de um estudo voltado para o amor, para conhecermos mais e melhor a Mãe de Deus e nossa Mãe, e, consequentemente, amá-la mais e procurar imitar as suas virtudes.
Deus Uno e Trino, Cristo, Verbo de Deus Encarnado, constitui o centro da reflexão teológica. Mas, no desígnio de Deus e no Mistério de Cristo, Maria está presente de modo todo especial. De fato, Ela, como ninguém, reflete a Luz do Sol Divino e através d’Ela, Deus Filho veio ao mundo para realizar a Redenção do gênero humano.
Ao se estudar a Mariologia, importa ter presente que Maria não é uma pessoa distante de nós, mas, alguém que pertence á nossa raça humana, alguém que faz parte da vida da Igreja e de cada um de nós, alguém que vela sobre nós com amor de Mãe e a quem podemos recorrer em nossas necessidades. Estudemos sobre Maria e AMEMO-LA !

Tags: baluartes, maria
===================