Encontro de Catequistas e Agentes de Pastoral

Neste sábado e domingo, 7 e 8 de fevereiro, aproximadamente 300 pessoas, entre catequistas e agentes de pastorais estiveram reunidos no centro de pastoral São João Paulo II, na paróquia de São Sebastião em Amparo. O foco do encontro foi um aprofundamento sobre a Iniciação à Vida Cristã, que foi ministrado pelo padre Luiz Alves de Lima, salesiano, doutor em Teologia Pastoral Catequética, assessor de catequese na CNBB e CELAM e editor e redator da Revista de Catequese. O mesmo tema foi foco de reuniões no retiro do clero diocesano, entre os dias 2 e 5 de fevereiro, em Águas de Lindoia e de um encontro com o conselho diocesano de pastoral, na quarta (4), num claro esforço de buscar novas diretrizes para a evangelização na Diocese de Amparo.

Iniciação Cristã é o processo pelo qual alguém é incorporado ao mistério de Cristo Jesus; não se reduz à catequese, mas inclui sobretudo a ação celebrativo-litúrgica. A catequese é um elemento, o mais longo e importante, do complexo processo pelo qual alguém é iniciado à fé cristã. Teologicamente falando a verdadeira iniciação se dá na celebração dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, chamados justamente, a partir do século XIX, de Sacramentos da Iniciação Cristã. Trata-se de uma iniciação que poderíamos chamar de sacramental. A estrutura catequética está em função dessa iniciação sacramental e vital.

O encontro teve a Santa Missa presidida pelo padre Lima, neste sábado, às 18h30. Após o encerramento da reunião, no domingo às 16h30, o bispo diocesano de Amparo, Dom Pedro Carlos Cipolini presidiu a Santa Missa de Envio, na Matriz de São Sebastião.

Fonte: Diocese de Amparo